Euler de França Belém
Euler de França Belém

O Popular diz que Disparada é de Zé Ramalho e não de Geraldo Vandré e Théo de Barros

Para repórter do jornal de Goiânia o cantor de uma música passa a ser seu autor? É o que parece

GeraldoVandré PortaEstandarte

O sempre atento Silvio Küster, consultor de comunicação e marketing, escreveu no Facebook:

“Notícia de ‘O Popular’, sobre a vitória de Wagner Barreto no The Voice Kids, atribui a Zé Ramalho a autoria de ‘Disparada’, música que deu a vitória ao paranaense. O(a) jornalista autor da matéria, comete um erro imperdoável. ‘Disparada’ é de autoria de Geraldo Vandré (ao lado) e Theo de Barros (abaixo), interpretada originalmente por Jair Rodrigues, sendo vencedora do Festival de Música Popular Brasileira em 1966, dividindo o primeiro lugar com ‘A Banda’, de Chico Buarque de Holanda.”

“Zé Ramalho foi apenas um dos inúmeros intérpretes da canção. É muito provável que o(a) jornalista ainda não tivesse nascido quando isso ocorreu, o que não lhe dá o direito de publicar notícia sem antes pesquisar, confiando apenas na memória”.

Theo de Barros hqdefault

No Brasil, até entre jornalistas, é comum confundir cantor e compositor. Muitos acreditam que o cantor é o autor da música, quando, por vezes, o letrista é um e a música é de outro.

O nível do jornalismo de “O Popular” está caindo e os editores nada fazem para restaurar a qualidade anterior. A direção anuncia o novo formato, de standard para berliner, mas o que se precisa fazer mesmo é uma grande reforma editorial. Mudar só o design, sem corrigir as falhas e acrescentar mudanças verdadeiras, de nada adianta para os leitores.

Ouça a música interpretada por Jair Rodrigues:

Uma resposta para “O Popular diz que Disparada é de Zé Ramalho e não de Geraldo Vandré e Théo de Barros”

  1. Avatar Tacilda Aquino disse:

    Tempos atrás eu estava ouvindo “Knockin’ On Heaven’s Door ” de Bob Dylan no computador do meu trabalho e escutei um colega dizer: Nossa, esse cara canta a música do Guns N’ Roses?”. E olha que o colega não era nenhum garotinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.