O jornal goiano chegou transformar um trecho da reportagem do jornal em título de uma matéria correlata
A “Folha de S. Paulo” publicou uma reportagem — “Júnior Friboi volta aos negócios com ambição de criar ‘nova JBS’, assinada por Tatiana Freitas — na quinta-feira, 10, e cinco dias depois trechos foram plagiados pelo jornal goiano “O Popular”.
Não se trata de “cozinha”, que é quando um jornalista colhe informações de uma matéria de outro jornal e cria outra reportagem. No caso de citar trechos, deve-se mencionar a fonte. Não foi o que ocorreu.
Confira os trechos plagiados e cozinhados
Trecho um: “Folha de S. Paulo” — 10/9/2015 — página A-24, caderno “Mercado”— “O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, desistiu da política e voltou ao mundo dos negócios com grandes ambições.”
“O Popular” — 15/9/2015 — página 13
“O empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi, voltou ao mundo dos negócios com grandes ambições.”
Trecho dois/“Folha de S. Paulo” — “Os planos para se tornar governador de Goiás não deram certo. Júnior, então, decidiu retornar às raízes e se arriscar no mercado imobiliário”.
“O Popular” — “Como os planos para se tornar governador de Goiás não deram certo, Júnior retornou às raízes e se arrisca no mercado imobiliário”.
Trecho três/“Folha de S. Paulo” — “Por que não posso criar uma nova JBS?”
“O Popular” — “Por que não posso criar uma pequena JBS?” (a frase do jornal paulista virou título jornal de Goiás). “O Popular” teve o “cuidado” de trocar “nova” por “pequena”.
Veja abaixo as imagens de O Popular:
E de Folha de S. Paulo:
Deixe uma resposta