Marcus Vinícius foi um dos principais responsáveis pela reformulação do marketing político-eleitoral do presidente Juan Manuel Santos

Untitled-8

O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe se considera uma espécie de Lula da Silva de língua espanhola. Ele avaliou que, devido à sua popularidade no combate às Farc, teria condições de eleger uma pedra, Óscar Iván Zuluaga, contra o presidente Juan Manuel Santos, um político moderno e moderado. Jogou pesado, fez uma campanha ácida contra Juan Manuel, cujo objetivo é pacificar a Colômbia, país em que, dados os combates contra narcotraficantes, guerrilheiros e paramilitares, mais de 200 mil pessoas já foram mortas. No domingo, 15, ficou provado que Álvaro Uribe não consegue eleger uma pedra. Juan Manuel foi reeleito. Detalhe curioso: no primeiro turno, Óscar Ivan obteve mais votos do que Juan Manuel. No segundo turno, o presidente mudou seu marketing político, tornando-o mais agressivo e plasticamente mais bonito e criativo, conseguindo apresentar de maneira mais adequada suas ideias, e foi reeleito. Um dos principais responsáveis pela mudança do marketing do presidente foi o marqueteiro goiano Marcus Vinícius Queiroz.

Marcus Vinícius costuma dizer que uma ideia (pacificação da Colômbia, para tornar o país habitável para todos) não pode ser apenas boa – ela precisa ser vista e assimilada como boa. O marketing é uma espécie de plástica que faz uma ideia de qualidade ser vista exatamente assim, ou seja, contendo qualidade e sendo verdadeira. No domingo, o marqueteiro enviou um e-mail para o Jornal Opção: “Ganhamos. Ganhei do Duda”. Trata-se de uma referência ao marqueteiro Duda Mendonça, que dirigiu pessoalmente a campanha de Óscar Iván. Ao contrário do marketing de Juan Manuel, que foi reformulado, tornando-se mais atento e próximo da sociedade, o marketing de Óscar Iván, instruído por Duda Mendonça, permaneceu tradicional – tão conservador quanto as ideias do candidato.

O presidente Juan Manuel Santos é formado na London School of Economics, na Inglaterra, e em Harvard, nos Estados Unidos. É um político liberal, de centro.

Leia texto anterior sobre Marcus Vinícius no link: http://www.jornalopcao.com.br/colunas-e-blogs/imprensa/o-marqueteiro-goiano-que-pode-derrotar-duda-mendonca-na-colombia-7046/