Euler de França Belém
Euler de França Belém

O marqueteiro brasileiro que elegeu sete presidentes da República em vários países

livro_1qUIbeLuiz Maklouf Carvalho, um dos mais experimentadores repórteres brasileiros e autor de livros importantes na área de história — sobre a Guerrilha do Araguaia e a respeito do PT —, lança pela Editora Record a obra “João Santana — Um Marqueteiro no poder” (252 páginas). Trata-se de um perfil biográfico.

Duda Mendonça “fabricou” o primeiro Lula, revestindo sua imagem e ideias de certa modernidade, tornando o mais clean e contemporâneo. Mas quem consolidou Lula da Silva, sobretudo depois do desastre do mensalão, foi o marqueteiro e jornalista João Santana, que arrancou o ex-presidente das cinzas e, até, de uma suposta depressão (ou pelo menos melancolia).

A segunda missão de João Santana era transformar um poste, Dilma Rousseff, numa candidata a presidente da República aceitável e “comprável”. Por ser inflexível — consta que, pessoalmente, é incorruptível (certas corrupções são mais morais do que financeiras) —, durona e intelectual, a petista era resistente ao trabalho do marqueteiro. Aos poucos, sob pressão e orientação de Lula da Silva (espécie de pai postiço para a presidente), foi aceitando ser moldada, ou ligeiramente “construída”. O resultado é que, embora não tenha se tornado muito simpática, tornou-se mais palatável e foi eleita e reeleita presidente. É provável que João Santana tenha cristalizado, sobre toda a lama pisada e repisada pelo PT e seus aliados, uma espécie de imagem de esfinge para Dilma Rousseff. Com habilidade, firmou a ideia de que se trata de uma política séria — aliás, mais técnica do que política — e não contaminada pelo lodaçal do petrolão.

A fama de João Santana alastrou-se pela América Latina e ele fez campanha em outros países. O estelar baiano parece ter tomado a fama de mago do marketing político de Duda Mendonça.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Alberto Nery

Não desmerecendo o trabalho dos marqueteiro,mais eu gostaria de ver um Duda Mendonça,João Santana e outros menos famosos,elegerem alguém sem dinheiro.Creio eu com a fortuna que é gasto nas campanhas politicas elegem,postes e ainda acende a luz. O Duda Mendonça fez um bom trabalho mudando o Lula,mudou até seu modo de vestir,fez dele algo bem diferente,mais o que fala mais alto foi os gastos financeiro. Veja um exemplo agora na reeleição da Dilma,foi reeleita mentindo,enganando a população e com a ajuda dos beneficiados da chamada Bolsa Família,porque se não fosse isso teria perdido ainda no primeiro turno. Marqueteiro,dá uma ajudinha,mais… Leia mais