O lamento da universidade e a oportunidade da Covid-19
11 maio 2020 às 11h57
COMPARTILHAR
Se fossem treinados nos parâmetros da criatividade, os professores e dirigentes saberiam aproveitar esse período único para avançarem em seus conhecimentos
Altair Sales Barbosa
Especial para o Jornal Opção
Eu sou a velha universidade brasileira, não no sentido restrito da cronologia. Aliás, com relação à idade comparativamente sou até jovem. Sou velha nas estruturas, a osteoporose me corroeu paulatinamente de tal sorte, que mal consigo ficar em pé sozinha. Na realidade ninguém sabe ao certo a minha idade, uns dizem que nasci na Idade Média, outros que foi na Renascença, mas poucos se lembram de que já no século 9 um árabe, Ibn Batuta, criou a Universidade do Niger, em Timbuctu, para conhecer o mundo, os povos do mundo e a história do mundo.
Seja lá de onde eu venho, fui transplantada para o Brasil, sem levar em consideração as vocações desta terra. Hoje percebo que minha adaptação não foi boa e de longe deixei de cumprir minhas finalidades.
No meu seio, existem os pseudo-educadores que enfraquecem a boa visão dos autênticos educadores. Existem também os arrogantes e falsos cientistas, que, por inveja e tantas críticas, inibem a criação de alguns poucos estudiosos e pensadores. A maioria dos professores se encontra em posições cômodas; para essas pessoas, não é necessário mudar a rotina do dia a dia, que de tantos dias vira rotina de décadas. Esta situação cria um comodismo tão grande e uma miopia extraordinária, que nem sequer permite enxergar, e muito menos imaginar, que outro modelo de Universidade mais dinâmica e interdisciplinar é possível.
“O último tipo de adubo não surgiu na minha Escola de Agronomia,
o último medicamento não surgiu na minha Escola de Farmácia”
Agora vejam, eu que sou o Universo da Diversidade, que nasci para criar e inovar, constato hoje que, com raríssimas exceções, as últimas inovações e criações científicas e culturais não surgiram dentro de mim. Querem ver só alguns exemplos? O último tipo de adubo não surgiu na minha Escola de Agronomia, o último medicamento não surgiu na minha Escola de Farmácia, a última palavra em tecnologia não surgiu… etc. etc.
Isto ocorre porque me transformaram num grande supermercado para vender ou distribuir “enlatados”; esta tem sido minha maior função nos tempos de hoje.
As amarras em que me encontro nem sequer permitem que os meus agentes de boa vontade possam aprender a processar esses “enlatados”, seja misturando ou relacionando uns com os outros, para produzir ao menos um “enlatado” novo. O tipo de ensino que percorre as minhas veias é tão ultrapassado que sinto pena dos meus professores e dos meus alunos, ambos bombardeados pelas incontáveis informações controvertidas e às vezes maldosas da multimídia. O professor, coitado, sem novidade para ensinar, propicia que as salas de aulas se transformem em espaços vazios. Os alunos, mal começa o semestre, já ficam torcendo para este terminar.
É a concretização total do desequilíbrio. Quando penso nisso, choro baixinho para esconder minha vergonha.
Se tiver domínio do assunto, o professor, com criatividade,
pode perfeitamente transformar sua sala num laboratório
As amarras não permitem a estimulação da pesquisa, que é o alicerce da criação. O pesquisador, aquele raro profissional que insiste em produzir sua própria comida, mesmo que seja num pequeno fogareiro, é sempre visto ou mal visto como algo estranho. Seus discursos e lamentos raramente encontram ressonância e de tanto repetirem a mesma ladainha, muitos se acomodam. Sinto muita pena deles e classifico esta situação como “A Erosão do Potencial Humano”.
Muitos dizem que não estimulam ou desenvolvem a pesquisa, durante o espaço da aula, por falta de laboratório. No entanto, se o professor tiver domínio completo do assunto, com um pouco de criatividade e de materiais colhidos nos meus corredores, pode perfeitamente transformar sua sala de aula tradicional num laboratório, ou sair até os pátios e ruas e transformá-los em vários laboratórios. O importante nesta relação é o domínio do conhecimento, temperado com uma dose de criatividade. Mas nem isto, o gesso no qual me jogaram, permite.
Vejam o exemplo da situação atual, que estamos vivendo pós advento da Covid-19. O que fizeram meus dirigentes? Indaga a Universidade indignada. Ao invés de enfrentarem o problema, empunhando a bandeira do conhecimento e da criatividade, eles se acovardaram, ordenaram que os alunos ficassem em casa, e, acomodados dessa forma, receberiam através dos professores conteúdos via online. Não pensem que a preocupação é a transmissão do conhecimento, pois não é. A preocupação é não perder o semestre. Os professores, coitados, muitos nem sabem manusear os programas de computador para usá-los adequadamente.
“Habitantes da minha nova casa teriam de ser amantes do
trabalho, apaixonados pelo que fazem, éticos e idealistas”
No entanto, se olharmos por outro viés, o advento da Covid-19 transformou nossa realidade num imenso laboratório. Portanto, se os dirigentes e professores fossem libertos de suas amarras e fossem treinados nos parâmetros da criatividade, tenho certeza de que saberiam aproveitar esse período único para avançarem em seus conhecimentos, na busca por um modelo universitário mais eficaz e que percorresse o caminho da transdisciplinaridade.
Ao invés de ficarem em casa, curtindo a solidão e possivelmente uma futura depressão, os alunos, coordenados pelo conhecimento e pela criatividade sairiam a campo. E, cada qual, dentro da sua especialidade, partiria em busca do desconhecido.
Só para citar alguns exemplos, dentro do que nos permite o espaço jornalístico. O curso de Geografia delimitaria o espaço a ser pesquisado e através dos cartógrafos mapeariam as áreas com maior ou menor incidência do vírus, ou de infectados. Outras áreas da própria ciência buscariam as relações entre temperatura, relevo, vegetação, incidência ou não de animais domésticos, e assim por diante. A outras áreas de conhecimento caberiam a função de estabelecer outras relações, tais como econômicas, nutritivas salubridade e insalubridade.
Quantos registros importantes poderiam ser feitos pelos comunicadores. A biologia, a biomedicina, a bioquímica a química, todos juntos estariam por exemplo, coletando e trocando ideias sobre amostras do ar, do solo, das águas e de elementos bióticos em busca de evidências. As áreas da farmacologia poderiam estar testando as eficácias de centenas de plantas da nossa farmacopeia, conhecidas por séculos como possuidoras de componentes antivirais. Os agrônomos e outros profissionais poderiam testar desinfetantes eficazes nas áreas mais afetadas, descritas pelos geógrafos. Os assistentes sociais, bem como os psicólogos e nutricionistas, estariam orientando os menos favorecidos, nas ações cotidianas, como comportamentos, atitudes, atividades bancárias e procedimentos alimentares etc. E assim, nessa perspectiva, todos, incluindo mais uma vastidão que compõe o meu quadro, estaríamos juntos cultivando um ideal e buscando o saber integrado ou a integração de saberes numa perspectiva global.
É claro que fica no ar uma pergunta sobre recursos e equipamentos. A resposta é simples: com competência e criatividade, isto não chega a constituir obstáculo para os que têm boa vontade. Os equipamentos de segurança, e outros necessários, vocês têm a capacidade de fabricar. Da mesma forma os recursos, que não são muitos, vocês sabem buscar.
Uma única ressalva, os habitantes da minha nova casa teriam de ser amantes do trabalho, apaixonados pelo que fazem, leais, éticos, dedicados e idealistas.
Como Universidade que quer mudar, deixo em aberto o meu convite para os que querem construir essa nova casa.
O dia já está raiando, chegou a hora de trabalhar. Peço licença para descansar um pouquinho, enquanto se inicia a construção, porque para mim foi longa e penosa esta noite.
Ah! Antes que adormeça gostaria ainda de dizer que nessa nova casa não é proibido sonhar. Só se proíbe o pessimismo.
Altair Sales Barbosa é antropólogo pela Universidad del Chile, doutor em Arqueologia pré-histórica pelo Smithsonian Institution (Washington), professor da PUC-Goiás, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) e colaborador do Jornal Opção.