Euler de França Belém
Euler de França Belém

O Globo promove “ressurreição” do escritor Ricardo Piglia e sugere que Beatriz Sarlo não é argentina

Misto de resenha e reportagem sugere que escritor está vivo e ignora que Victoria Ocampo fundou a revista “Sur”

O “Segundo Caderno”, de “O Globo”, publicou no sábado, 19, um misto de reportagem-resenha sobre o lançamento do livro “Borges Babilônico — Uma Enciclopédia” (Companhia das Letras, 576 páginas), organizado por Jorge Schwartz, professor da Unicamp. Não há a menor dúvida: trata-se de uma obra importante, sobretudo por representar uma porta de entrada na variegada obra de Jorge Luis Borges. Mas o texto contém alguns pecadilhos.

Ricardo Piglia morreu este ano, mas não para o jornal “O Globo”

O jornalista escreve: “Ricardo Piglia, um dos principais escritores argentinos em atividade”. Como se sabe fora da redação de “O Globo”, o autor de “O Último Leitor” morreu no dia 6 de janeiro deste ano. Portanto, não está “em atividade”, exceto se o autor do texto for espírita.

Beatriz Sarlo: notável ensaísta argentina

Os verbetes da enciclopédia borgiana “são especialistas brasileiros e estrangeiros, como Júlio Pimentel e Beatriz Sarlo, e até autores como o argentino Ricardo Piglia”. Entende-se que Júlio Pimentel é brasileiro, a notável ensaísta Beatriz Sarlo é estrangeira e Ricardo Piglia é argentino. Ocorre que Beatriz Sarlo também é argentina. A redação, ao mencionar apenas Ricardo Piglia como argentino, aponta-a tão-somente como estrangeira.

Victoria Ocampo: escritora e mecenas argentina, fundadora da “Sur”

“O Globo” diz que a revista “Sur” foi fundada por Silvina Ocampo, amiga de Jorge Luis Borges. Na verdade, a principal fundadora da revista literária argentina é Victoria Ocampo, irmã de Silvina Ocampo.

Um pecadilho menor: “Júlio Cortázar”. Trata-se de Julio, sem acento.

Há outros problemas, mas nem vou comentá-los, considerando que o texto, de duas páginas, foi escrito por um estagiário, ainda que “sob a supervisão” do experimentado jornalista Leonardo Cazes.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ADALBERTO DE QUEIROZ

Credo!