Euler de França Belém
Euler de França Belém

O ator George Kennedy deve ser lembrado por Rebeldia Indomável e não por comédia de segunda

O gigante, que brilhou em vários filmes, ganhou um Oscar pela atuação em filme de Stuart Rosenberg. Ele morreu no domingo, aos 91 anos

George Kennedy 12 noticia_550651_img1_4

Fico a imaginar se críticos categorizados, como Herondes Cezar, Inácio Araújo e Luiz Carlos Merten, leram título do “Estadão” publicado na terça-feira, 1º: “Morre o ator americano George Kennedy, de ‘Corra Que a Polícia Vem Aí’” (ele tinha 91 anos e morreu no domingo, 28, em Indiana, Estados Unidos). Se leram, por certo ficaram estupefatos. Editores, por vezes, são obrigados a bolar títulos que chamem a atenção e que ajudem a convocar a memória dos leitores, quase sempre embotada pelo excesso de notícias. Mas num jornal que tem críticos de cinema dos mais gabaritados, como Luiz Carlos Merten e Luiz Zanin Oricchio, o que se pede é que, quando se fala de um ator como George Kennedy, a referência não seja tão-somente a um filme popularesco e, apesar de divertido, de quinta categoria.

George kennedy e Paul Newman_l

George Kennedy não era estelar como James Dean, Marlon Brando, Montgomery Clift e Paul Newman, mas, com aquele seu jeitão aparentemente espontâneo e desajeitado, era um ator dos mais interessantes — tanto que chegou a ganhar um Oscar, pela atuação no filme “Rebeldia Indomável” (dirigido por Stuart Rosenberg), de 1967. Ele atuou ao lado de Paul Newman e não fez feio.

Gigante — tinha 1,93m —, George Kennedy lutou na Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, na Europa. Subordinado do célebre general George S. Patton, era considerado um oficial notável (vale ver o filme “O Alvo de Quatro Estrelas”, de 1978). Ele fez vários filmes de faroeste, quase sempre com participações notáveis.

10 filmes do ator George Kennedy

1º    Rebeldia Indomável (Stuart Rosenberg)1967

2º    Os Doze Condenados (Robert Aldrich) 1967

3º    Charada (Stanley Donen) 1963

4º    Sua Última Façanha (David Miller)1962

5º    O Voo da Fênix (Robert Aldrich) 1965

6º    Corra Que a Polícia Vem Aí (David Zucker) 1988

7º    Miragem (Edward Dmytryk)1966

8º    Com a Maldade na Alma (Robert Aldrich) 1964

9º    Shenandoah (Andrew V. McLaglen) 1965

10º  O Homem Que Odiava as Mulheres (Richard Fleischer) 1968

Uma resposta para “O ator George Kennedy deve ser lembrado por Rebeldia Indomável e não por comédia de segunda”

  1. Avatar Mauro disse:

    Você pode não gostar, mas “Corra que a polícia vem aí” não é “comédia de segunda”. O filme é um clássico do estilo cinema-paródia dos produtores ZAZ (Zucker, Abrahams e Zucker), que também fizeram “Apertem os cintos, o piloto sumiu” e “Top Secret”, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.