Numa grosseria explícita, jornal de Manaus diz que “meninas” da seleção de futebol “dão de quatro”

19 dezembro 2016 às 17h54

COMPARTILHAR
Editor do “Jornal Manaus Hoje” admite que o suposto humor é mau humor e vai corrigir erro de editor
Se fosse humor, seria mau humor. Como não é humor, é ainda pior: é de uma grosseria inaudita. Um editor do “Jornal Manaus Hoje” — apontado como “sério” e “responsável” por jornalistas — publicou na sua primeira página: “Meninas dão de quatro”. Estava anunciando a vitória da Seleção Brasileira feminina contra a seleção da Rússia por 4 a 0. A alusão à sexualidade é explícita. O título saiu na edição de 12 de dezembro deste ano.
O Portal dos Jornalistas registra a opinião de Renata Mendonça, da BBC Brasil: “Nunca se fala de futebol feminino e quando falam escrevem isso. Achei completamente desapropriado, um apelo desnecessário. Acima de tudo uma falta de respeito com a história dessa seleção que quase nunca tem atenção e agora merecia mais do que nunca”. Mais do que falta de respeito com a seleção, como sugere a jornalista, é falta de respeito com as mulheres em geral e os leitores.
O editor-executivo do “Jornal Manaus Hoje”, Elton Rodrigues, admite que se trata de um erro e que o editor “passou do ponto”. Qual é o ponto, não se sabe, nem lhe foi perguntado (recolho a informação do Portal dos Jornalistas). A cúpula do jornal promete pedir desculpas. O jornal pertence à Rede Calderaro de Comunicação.
O Sindicato dos Jornalistas lavrou protesto contra o título achamboado do “Jornal Manaus Hoje”.