Euler de França Belém
Euler de França Belém

Natuza Nery firma-se como analista competente de política da GloboNews

A jornalista processa as informações de maneira rápida e com ampla clareza. As informações, conectadas e analisadas, chegam ao telespectador de maneira precisa

A GloboNews ganha com a presença de jornalistas egressos dos jornais impressos (e digitais). Renata Lo Prete trocou a “Folha de S. Paulo”, na qual fora repórter, editora, colunista e ombudsman, pelo canal de notícias televisuais (depois, assumiu a apresentação do “Jornal da Globo”). Em seguida, chegaram vários outros, como Natuza Nery, igualmente egressa do jornal da família Frias.

Renata Lo Prete e Natuza Nery se deram tão bem na televisão que, ao vê-las falando, fica-se com a impressão de que começaram nas telas e não nos jornais impressos. Adaptaram-se com uma rapidez espantosa, sobretudo a primeira.

Natuza Nery: apresentadora e analista da GloboNews | Foto: Reprodução

Natuza Nery começou mais timidamente, como se fosse uma espécie de segunda voz de outros comentaristas, como Merval Pereira. Aos poucos, mais desenvolta, dominou o “tempo” da televisão e se tornou uma analista de primeira linha.

Nos últimos dias, com a crise política instalada em Brasília, por causa do conflito entre o presidente Jair Bolsonaro — que às vezes parece mais ministro do que presidente — e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, Natuza Nery se tornou uma comentarista mais enfática. Quer dizer, mais comentarista, sem precisar frisar, como fazia antes, que estava meramente divulgando uma informação de suas fontes.

Agora, Natuza Nery processa as informações, de maneira rápida, e com ampla clareza. As informações, conectadas e analisadas, chegam ao telespectador de maneira precisa. Porque a jornalista fornece o além-notícia, aquilo que, por vezes, fica nos bastidores. Ela traz as entrelinhas para as linhas — iluminando-as.

Há outro fator positivo. Há comentarista acreditando que o fato de ser enfático — quase gritando — é que vai torná-lo crível e admirado. Os tempos mudaram, como se grita tanto nos “comícios” das redes sociais — com uma estridência e uma virulência raras na história —, os telespectadores estão optando por prestar mais atenção nos comentaristas mais leves, equilibrados e menos apaixonados. Natuza Nery é calma, fala sem alarde, mas é firme e posicionada. A GloboNews felizmente está aproveitando bem o talento de sua funcionária.

Uma resposta para “Natuza Nery firma-se como analista competente de política da GloboNews”

  1. PRISCILA FAULHABER BARBOSA disse:

    Sim, a Natusa Nery está se revelando uma comentarista. Precisamos de mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.