Euler de França Belém
Euler de França Belém

Mulher assume o comando da redação do maior jornal do Brasil

Especializada em economia, a jornalista Maria Cristina Frias trabalhou na TV Globo e na Folha de S. Paulo

A “Folha de S. Paulo”, maior jornal do país em circulação impressa — e com forte presença no mundo digital —, é comandado, desde o fim de agosto deste ano, por uma mulher. Trata-se de Maria Cristina Frias, irmã de Luiz Frias, presidente do Grupo Folha da Manhã, e do recém-falecido Otavio Frias Filho. O comando permanece com a família — tanto na redação quanto no comando administrativo-financeiro.

A diretora de redação e diretora editorial do Grupo Folha é formada em Jornalismo pela PUC, pós-graduada em Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e, mesmo não tendo se formado, estudou Filosofia e Psicologia na Universidade de São Paulo (USP).

Antes de se dedicar integralmente à “Folha”, como editora de Economia, colunista (“Mercado Aberto”) e tradutora, Maria Cristina Frias trabalhou como repórter da TV Globo e do SBT. Comentou economia na Band e no Canal 21.

Jornalistas dizem que, embora menos experimentada do que Otavio Frias Filho — que dirigiu a “Folha” durante 34 anos —, Maria Cristina Frias é qualificada para o cargo e se relaciona bem com a redação. Sobretudo, conhece o funcionamento da redação e os principais responsáveis pela edição do jornal. A linha pluralista e a defesa intransigente da objetividade na apuração e divulgados dos fatos serão mantidas só o novo comando.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.