Morto aos 85 anos, José Louzeiro era bom prosador

30 dezembro 2017 às 18h27

COMPARTILHAR
Escreveu romances e biografia de Elza Soares e pode ser uma “passagem” para Machado de Assis, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa
O escritor José Louzeiro morreu, aos 85 anos, na sexta-feira, 29, no Rio de Janeiro. Ele teve uma parada cardiorrespiratória.
Nascido no Maranhão, José Louzeiro publicou mais de 50 livros, como “Pixote” (base do filme de Hector Babenco), de 1981, e uma biografia da cantora Elza Soares. O escritor trabalhou nos jornais “Correio da Manhã” e “Última Hora” (de Samuel Wainer) e na revista “Manchete” (dos irmãos “Karamabloch”).
Mesmo sob certa discrição, José Louzeiro era um dos grandes vendedores de livros no Brasil. Sua literatura é precisa e imaginativa, ainda que tendam a vê-la, por vezes, como no limite da reportagem. O fato é que, mesmo incursionando pela literatura, nunca deixou de escrever livros de não ficção, como as biografias de Ana Néri, Gregório Fortunato (ligado ao presidente Getúlio Vargas) e Elza Soares (leia resenha no link: http://www.jornalopcao.com.br/colunas/imprensa/elza-soares-e-a-billie-holiday-dos-tropicos).
Suas obras não têm a qualidade literária dos melhores livros de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Clarice Lispector, mas são bem escritas e nada amadoras. Era um profissional da literatura, às vezes verboso, mas nunca ruim. Ele tinha uma rara perspicácia para mimetizar a linguagem das ruas, mas sem se tornar grosseiro, e registrar o comportamento das pessoas.
Uma literatura de alta qualidade se faz com grandes e médios escritores. As primeiras incursões de vários leitores são mergulhos na prosa de José Lins do Rego (que aprecio), Jorge Amado (quase sempre interessante), João Antônio (ótimo prosador, por sinal) e José Louzeiro. Nem todos vão chegar aos pesos pesados, como Machado, Graça e Rosa. Mas vários certamente chegarão aos autores mais qualificados. Escritores medianos são, por assim dizer, “passagens”.
José Louzeiro escreveu o roteiro do filme “Vigário Geral”.
Alguns livros de José Louzeiro
Diabetes — Inimigo Oculto (não ficção)
Vestido de Noivo
Aracelli, Meu Amor (não ficção)
Detetive Fora de Série
Os Amores da Pantera
A Fina Flor da Sedução
A Hora do Morcego (infantil)
Ana Neri — A Brasileira Que Venceu a Guerra (biografia)
O Bezerro de Ouro (infantil)
Elza Soares — Cantando Para Não Enlouquecer
Mito em Chamas
O Anjo da Fidelidade — História Sincera de Gregório Fortunato
Pixote
Praça das Chamas
Devotos do Ódio — Uma Profecia Camponesa
A Hora H do Padre G