O escritor tcheco Milan Kundera morreu em 2023, aos 94 anos. Sua viúva, Véra Kundera, morreu no sábado, 14, aos 89 anos, possivelmente de infarto.

O anúncio da morte de Véra Kundera foi feito pela editora francesa Gallimard, que publica a obra de Milan Kundera.

“Antonie Gallimard e a Editora Gallimard anunciam, com profundo pesar, a morte de Véra Kundera em 14 de setembro de 2024”, disse a nota da casa editorial francesa. “Formando uma parceria apaixonada, ela cuidou dele até o último dia e trabalhou admiravelmente na difusão de sua obra novelística e crítica no mundo”, acrescentou.

Véra Kundera morreu em Le Touquet (Pas-de-Calais), de acordo com “La Voix du Nord”. “Foi encontrada sem vida, na manhã deste sábado, por uma camareira do hotel em frente ao mar”, diz o diário regional.

Ao se casar com Milan Kundera, em 1967, Véra era apresentadora de televisão. Em 1975, o casal se exilou na França, para escapar da ditadura stalinista tcheca.

O livro mais conhecido de Milan Kundera é o romance “A Insustentável Leveza do Ser”. Sublinhe-se que era também um grande crítico literário — um ensaísta, digamos assim.

Leia também:

Milan Kundera morre aos 94 anos