Euler de França Belém
Euler de França Belém

Morre o cartunista Lan, aos 95 anos. Trabalhou na Última Hora, Globo e JB

Lan era italiano, da Toscana, e desenhou Carlos Lacerda, inimigo de Samuel Wainer, como corvo

Lan, um chargista notável | Foto: Felipe Vasconcelos

O cartunista Lan (Lanfranco Aldo), de “O Globo”, morreu na quarta-feira, aos 95 anos. Estava internado, na Beneficência Portuguesa de Petrópolis, para se tratar de pneumonia e infecção urinária.

Lan nasceu na Itália, em 1925. Da região da Toscana, mudou-se para o Uruguai, onde passou a infância. Ele trabalhou no Uruguai, Argentina e França. Em 1952, convidado por Samuel Wainer, do jornal “Última Hora”, passou a trabalhar no Brasil. É dele a caricatura de Carlos Lacerda como corvo (o apelido pegou, por sinal). Depois, colocou sua arte à disposição dos leitores do “Jornal do Brasil” e de “O Globo”. Neste jornal fazia a coluna “Cariocaturas”.

Os desenhos de Lan revelam suas paixões — o samba (era fã da Portela), o Flamengo e as mulheres. Era casado com uma ex-passista do Salgueiro, Olívia Marinho, com vivia em Petrópolis há mais de 40 anos.

Chico Caruso disse ao jornal “O Globo” que Lan “abriu caminho para Henfil e Ziraldo”. E levou Caruso para o Rio, em 1978, depois de apreciar um desenho de sua autoria na revista “IstoÉ”.

O acervo de charges e caricaturas de Lan é imenso. No seu ateliê de Petrópolis há mais de 5 mil caricaturas.

Numa entrevista concedida ao G1, quando completou 94 anos, Lan disse: “Tenho saudade de Montevidéu, onde me criei; de Buenos Aires, onde trabalhei; e da Itália, onde nasci e também me exilei na época da ditadura militar. Nesse período, ainda cheguei a ficar um ano em Paris. E só depois retornei ao Brasil. Mas se tivesse que reviver tudo, reviveria com o maior prazer. Por mim, eu viveria mais 94 anos”.

As histórias de Lan estão registradas num livro escritor por Christina Autran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.