Euler de França Belém
Euler de França Belém

Morre Martha Rocha, a Miss Brasil que quase se tornou Miss Universo

A ex-modelo se tornou Miss Brasil em 1954 e ficou em segundo lugar no Miss Universo. Ela teve um infarto

Primeira miss do Brasil, Martha Rocha morreu no sábado, 4, em Niterói, aos 83 anos. Seu filho Álvaro Piano relata que, depois de uma crise de insuficiência respiratória, ele teve um infarto. Ela foi enterrada no domingo, 5.

Martha Rocha foi considerada, durante um bom tempo, uma das mulheres mais bonitas do mundo. Para alguns, era a mais linda. Quando passava em qualquer lugar, não deixava ninguém indiferente. As revistas, como “Cruzeiro” e “Fatos & Fotos”, apreciavam colocá-la na capa, pois era certeza de que venderiam, senão todos, quase todos os exemplares. Os homens amavam Martha Rocha, e as mulheres queriam ser como Martha Rocha. O Brasil, por um longo tempo, foi “martharochista”.

Nascida em Salvador, em 1936, seu destino era conquistar o mundo. Foi Miss Baiana e, em 1954, com um país mesmerizado, Miss Brasil.

Em 1954, ficou em segundo lugar no concurso Miss Universo, perdendo para a americana Miriam Stevenson, que, sim, era bonita, mas não como a brasileira. Teria perdido por causa de duas polegadas? Ela disse que não. A Wikipédia informa: “A história das duas polegadas foi uma invenção do jornalista João Martins, da revista ‘O Cruzeiro’, do Rio de Janeiro, para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta em sua autobiografia. Segundo Martha, nem ela soube se essa história das duas polegadas foi verdade mesmo. ‘Nos Estados Unidos, nunca ninguém me tirou as medidas’, disse em sua biografia.” Mas, como sugere o cineasta John Ford, entre uma bela lenda, quiçá convincente, e uma realidade crua, por vezes sem sal, convém publicar o mito.

Martha Rocha deixa três filhos (de dois casamentos). Em 2019, a ex-modelo relatou que, por falta de recursos financeiros, passara a viver numa casa de idosos, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Havia perdido deu dinheiro para um cunhado.

Uma resposta para “Morre Martha Rocha, a Miss Brasil que quase se tornou Miss Universo”

  1. nino disse:

    tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.