Euler de França Belém
Euler de França Belém

Morre a filha única do ditador espanhol Francisco Franco. Tinha câncer

Criticada pelas ações de seu pai, que perseguiu a oposição de maneira violenta, Carmen Franco queria ser responsável só por seus atos

Francisco Franco Bahamonde (1892-1975), o generalíssimo, derrotou comunistas, socialistas e democratas em 1939 e governou a Espanha até meados da década de 1970. Com mão de ferro. Sua filha única, Carmen Franco, morreu na sexta-feira, 29, aos 91 anos. Ela tinha câncer.

María del Carmen Ramona Felipa Mária de la Cruz Franco Polo, seu nome completo, nasceu em 1926 e tinha 10 anos quando começou a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Um neto, Luis Alfonso de Bordón, afirma que Carmen Franco era uma mulher de ampla cultura e dotada de uma memória excepcional. Segundo a família, quando a criticavam pelo fato de ser filha do ditador Franco, no lugar de se incomodar de maneira intensa, aceitava os fatos. Mas se considerava, segundo uma jornalista que pesquisou sua vida, responsável por seus atos, não pelos atos de sua família, notadamente de seu pai. Não tinha, porém, vergonha de ser filha do homem que governou a Espanha por quase 40 anos.

Francisco Franco e sua mulher, Carmen Polo: pais da recém-falecida Carmen Franco

Carmen Franco deixa sete filhos. A filha de Francisco Franco tinha participação em 21 empresas e era dona de vários imóveis. Era milionária, mas costumava dizer que era menos rica do que pensavam os espanhóis.

A jornalista Nieves Herrero escreveu a biografia autorizada “Carmen” (editora La Esfera de los Libros). A biógrafa diz que Carmen Franco era uma mulher discreta e que estava sempre fugindo dos repórteres e dos fotógrafos. Não tinha intenção de “brilhar”.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cttulino Agiuiar Cunha

Francameeente!………