O jornalista e compositor é autor, com Milton Nascimento, das músicas Travessia, Encontros e Despedidas e Canção da América

A semana não foi boa para a música. Primeiro, morreu o saxofonista Ornette Coleman, aos 85 anos, na quinta-feira, 11.

Na sexta-feira, 12, morreu o jornalista e compositor mineiro Fernando Brant, de 68 anos, que, com problemas no fígado, havia se submetido a um transplante.

Fernando Brant, compositor notável, e Milton Nascimento compuseram mais de 200 músicas. Uma das mais famosas é a belíssima “Travessia” — primeiro lugar no II Festival Internacional da Canção, em 1967. A dupla compôs também “Maria, Maria”, “Encontros e Despedidas” e “Canção da América”. A última uma das mais belas músicas sobre a amizade.

fernando-brant-hojeFernando Brant, também parceiro de Lô Borges, foi uma das estrelas do movimento musical Clube da Esquina. O músico Vermelho, tecladista do grupo 14 Bis, escreveu no Facebook: “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração Fernando Brant, parceiro querido de tantas belas canções, parte em sua travessia para outra vida. Um menino, um moleque morando sempre em nosso coração”.