Euler de França Belém
Euler de França Belém

Monteiro Lobato e Guimarães Rosa dariam tudo para saber se Zé Dirceu se sente vingado com Lula na PF

O criador de Narizinho e Pedrinho avalia que, da Papuda, Zé Dirceu cansou-se de Lula Papudo da Silva. O autor de “Sagarana” é mais econômico: o vice-rei do mensalão teria dito: “É nóis na cadeia!”

José Dirceu e Lula brasil

Conversa registrada por um repórter do Além-Túmulo do jornal Maquiavelis — enviado especial a dois cemitérios — entre os escritores Monteiro Lobato e Guimarães Rosa.

Monteiro Lobato pergunta para Guimarães Rosa:

O que será que se passou pela cabeça de José Dirceu, o vice-rei do mensalão, ao saber que Lula da Silva, o rei do mensalão, estava sendo conduzindo de modo coercitivo para depor na Polícia Federal?

Circunspecto, Guimarães Rosa replicou:

É preciso ser um escritor da linhagem de Gustave Flaubert e Marcel Proust para imaginar o que José Dirceu pensou. Quer dizer, é preciso ser dotado de muita imaginação e, confesso, não tenho tanta imaginação assim. E você, Lobato, o que acha?

Monteiro Lobato 0x4hawocv0q6moqtovo3lic9m

Monteiro Lobato, nacionalista e palavroso, pensa um pouco diferente do escritor mineiro, autor de “Grande Sertão: Veredas”, romance que só um autor de imaginação poderosa poderia arquitetar. O criador do Sítio do Picapau Amarelo redarguiu assim à provação do confrade:

Rosa, você tem razão em parte. Não é tão fácil imaginar o que se passou pela cabeçorra de José Dirceu. Mas, como aprecio imaginar situação e pensamentos dos outros, arrisco sugerir que o vice-rei do mensalão achou a condução coercitiva de Lula da Silva muito positiva. Acredito, até, que tenha rido muito.

Guimarães Rosa pigarreou e perguntou:

José Dirceu gargalhou por quê?

O criador de Pedrinho e Narizinho, um homem sisudo mas divertido, respondeu:

É o seguinte, mestre Rosa: Zé Dirceu foi preso, a imprensa caiu de pau e sua carreira política foi encerrada — teve de contentar em se tornar lobista. Enquanto Lula da Silva, tido como chefe do mensalão, ficou no bem-bom, viajando para o exterior, dando palestras, curtindo sítios com lagos em Atibaia, pescando em fazendas de amigos, comprando (ou ganhando de presente) apartamento no Guarujá — dando uma de Papudo —, Zé Dirceu permanecia morgando na prisão, amigo da Papuda.

Guimarães Rosa 01

Postas as palavras de Monteiro Lobato, que não é econômico nas suas diatribes, Guimarães Rosa decide imaginar o que se passou pela cabeça de Zé Dirceu:

Vamos lá, Lobato. É provável que, ao ser informado de que as coisas estavam ficando cinza para Lula, Zé Dirceu tenha dito apenas: “É nóis na cadeia!” Ou então algo assim: “Vá se preparando, Lula. Eles [policiais, promotores e juízes] estão chegando perto, muito perto, de você.

Monteiro Lobato retoma a palavra e conclui:

Rosa, acredito que Zé Dirceu disse para si mesmo, mencionando Lula: “Tomou, Papudo!” Se pudesse, beberia um vinho. Pois Lula, ao não assumir nada, sempre responsabilizando terceiros, é o principal culpado pela destruição da carreira política de Zé Dirceu. 

Guimarães Rosa corrobora:

É provável que Zé Dirceu perceba Lula como a “reencarnação” de Hermógenes.

1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Cristiano Abreu

Que pseudo-escritor medíocre. Tanto Guimarães quanto Lobato, teriam grandeza o bastante para verem a farsa midiática ANTINACIONAL na prisão de ambos. Sobretudo Lobato, NACIONALISTA, veria o principal a ser visto nessas prisões farsescas e patéticas: um país caindo na teia do Imperialismo decadente dos EUA, em sua War on Corruption, para CRIMINALIZAR a Política Econômica que finalmente deu Certo do Brasil. O sr é medíocre na forma e no conteúdo.

Antonio Moura

Bravíssimo Cristiano Abreu!