Euler de França Belém
Euler de França Belém

Mário Magalhães deixa UOL e vai se concentrar na biografia de Carlos Lacerda

O jornalista, pesquisador infatigável, prepara livro alentado sobre os últimos dias do político que, tendo apoiado a ditadura, se tornou uma de suas vítimas

Foto: reprodução

O UOL decidiu descontinuar o blog do jornalista Mário Magalhães, repórter do primeiro time, ex-ombudsman do jornal “Folha de S. Paulo” e autor da biografia “Marighella — O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo” (Companhia das Letras, 744 páginas), que será adaptada para o cinema este ano. Uma má notícia? Para os leitores de história, não. Livre da rotina do UOL, Mário Magalhães vai concentrar suas energias na finalização da biografia do político, jornalista, escritor e editor Carlos Lacerda (1914-1977).

Deputado, governador da Guanabara, jornalista viperino na “Tribuna da Imprensa”, criador da Editora Nova Fronteira, Carlos Lacerda é um personagem complexo. Apoiou a ditadura de 1964 e se tornou uma de suas vítimas. Sua morte permanece nebulosa, como a de João Goulart e de Juscelino Kubitschek.

O brasilianista John Foster Dulles escreveu uma biografia exaustiva de Carlos Lacerda, em dois volumes. Mas faltou sal e pimenta. Até revela o caso do político com uma filha de Cecília Meirelles, com a atriz americana Shirley MacLaine e a suposta homossexualidade. “É verdade que Lacerda gostava de companhia de homens mais moços, tais como Raphael de Almeida Magalhães no início da década de 1960, Marco Aurélio Moreira Leite, homem de negócios, no início da década de 1970, e Pedro Paulo Sena Madureira, superintendente da Nova Fronteira, em 1977; porém não praticava o homossexualismo, como alegaram no final da sua vida alguns detratores”, afirma Foster Dulles, depois de consultar não se sabe quais fontes.

A pesquisa de Mário Magalhães certamente atualiza o trabalho do pesquisador americano e, por ser mais recente, incluiu documentos, que estavam no Brasil e, sobretudo, nos Estados Unidos, a respeito tanto do país quanto de Carlos Lacerda.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Silvestre Schmitt

Afinal, quando vai sair o livro sobre Carlos Lacerda? UOL vai divulgar?