Maju Coutinho vai apresentar o “Jornal Nacional”. Aos sábados

13 fevereiro 2019 às 15h28

COMPARTILHAR
Trata-se da primeira jornalista negra a apresentar o Jornal Nacional
A jornalista Maju Coutinho, “moça do tempo” e apresentadora do jornal “Hoje” aos sábados, vai apresentar o “Jornal Nacional”, aos sábados. Trata-se da primeira jornalista negra (leia nota abaixo) a apresentar o carro-chefe do jornalismo da TV Globo, a partir de sábado, 16.
Maju Coutinho é uma jornalista competente, fala bem e é uma estrela (no sentido de que tem um carisma impressionante). Na apresentação das notícias do tempo, inovou, desburocratizando a cobertura. O “tempo” passou a ser uma coisa “viva”, conquistando a atenção do público, que, de imediato, passou a ter empatia com a apresentadora. É provável que seja tão conhecida quanto William Bonner, o apresentador-sênior do “JN”, e mais do que Renata Vasconcellos.
Conquistado o público, e após ter mostrado competência e carisma, Maju Coutinho foi guindada à apresentação do jornal “Hoje”. Lá, depois de um começo inseguro, evoluiu, melhorou a voz e apresenta as notícias de maneira precisa e charme único.
A Globo acerta a mão, mais uma vez. Quase todo mundo menciona o fato de que Maju é negra. No caso, sua ascensão é uma vitória do talento, e não da cor. Mas a Globo mostra de fato sensibilidade ao democratizar — antes só brancos apresentavam seus telejornais — as oportunidades, com abertura para profissionais negros, como Heraldo Pereira, da GloboNews, e Maju.
Zileide Silva
O advogado Talmon Pinheiro faz uma correção: Zileide Silva foi a primeira jornalista negra a apresentar o “Jornal Nacional”, também aos sábados.