Euler de França Belém
Euler de França Belém

Livro revela motivo pelo qual Dilma Rousseff rejeitou Henrique Meirelles como ministro

Ao saber que a petista estava com câncer, em 2010, o ministro da Fazenda do governo Temer teria sugerido a Lula que poderia ser seu candidato a presidente da República

dilma-rousseff-capa-de-livro-1

A ex-presidente Dilma Rousseff parece “odiar” — e com certo fervor — pelo menos um dos aliados do ex-presidente Lula da Silva: Henrique Meirelles. O petista-chefe indicou-o algumas vezes para ocupar ministérios estratégicos no governo da “companheira”, mas esbarrou na resistência intransponível da gestora dura e implacável. Não se sabia, até há pouco, a razão de a mulher que presidiu o Brasil abominar o goiano de Anápolis que foi presidente mundial do BankBoston e presidente do Banco Central. Agora, com o lançamento do livro “À Sombra do Poder—Os Bastidores da Crise que Derrubou Dilma Rousseff” (Leya, 224 páginas), de Rodrigo de Almeida, fica-se finalmente sabendo a razão do veto da presidente que sofreu o impeachment.

dilma-rousseff-e-meirelles-2

Rodrigo de Almeida, jornalista e cientista político, foi secretário de Imprensa da Presidência da República, na gestão de Dilma Rousseff. Ao falar do seu governo, portanto, é, como assinala Thaís Oyama, redatora-chefe da “Veja”, um insider, não é um outsider. Fala de dentro, e sabe das coisas. O veto a Henrique Meirelles tem a ver com o fato de que, ao saber que Dilma Rousseff tinha um câncer, supostamente grave, em 2010, o engenheiro especializado em economia sugeriu a Lula, então presidente da República, que estava a postos para disputar a sua sucessão.

Dilma Rousseff, que estava doente, ficou ainda mais doente—só que de raiva. “Em nome da vontade incessante de ser presidente da República, Meirelles não foi solidário nem no câncer, ela pensou”, afirma Rodrigo de Almeida. O ministro da Fazenda do governo de Michel Temer contrariou o dramaturgo Nelson Rodrigues, que escreveu: “O brasileiro só é solidário no câncer”.

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

German R Herrera

Quem entra num covil não deve se surpreender caso leve um bote.

Joao Silva

Isso mostra como ela era uma gestora dura implacável e incompetente , sua ignorância econômica aliada aos seus atributos administrativos , nos colocou nesta situação .antes tivesse escutado o Lula.

Eduardo

Bem, o sr. Meireles seria muito mais qualificado que qualquer outra pessoa *cough cough* que eu conheço *cough cough* para o cargo de presidente da república. Ele tem demonstrado, ao longo de sua impecável carreira, que tem competência de sobra pra gerir o Brasil. Se vocês vêem que ele não tem compaixão nem no câncer, eu vejo que ela não larga o osso nem morrendo. Puro orgulho besta! Ninguém em sã consciência iria preterir um profissional do calibre de Henrique Meirelles. Se bem que ele trabalhou no governo Dilma com aseu Olimpíadas. Talvez se tivesse trabalhado na Copa também, não… Leia mais