A Intrínseca põe um livro notável nas livrarias: “A Busca — Energia, Segurança e a Reconstrução do Mundo Moderno” (830 páginas, tradução de Ana Beatriz Rodrigues), de Daniel Yergin. A obra, que ganhou o Pulitzer, é elogiada por pesos pesados como Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, e Henry Kissinger.
Sinopse da editora: “Uma das maiores autoridades mundiais sobre o assunto, Daniel Yergin demonstra que a questão energética é o motor de transformações políticas e econômicas globais da atualidade.
“‘A Busca’ é um relato arrebatador sobre um problema que afeta o mundo contemporâneo — onde encontrar a energia que tanto necessitamos.
“Neste livro, o autor aborda as formas de energia tradicionais sobre as quais nossa civilização se ergueu e as novas fontes que prometem substituí-las.
“Yergin devassa os bastidores do mercado petrolífero, analisando o aumento dos preços, a corrida pelos estoques do antigo império soviético e as fusões colossais que transformaram o cenário mundial. E encara algumas perguntas polêmicas — o petróleo vai acabar? Seria ele capaz de provocar um conflito inevitável entre a China e os Estados Unidos? Como a turbulência do Oriente Médio afetará o futuro dos estoques globais?
“O autor relata a história surpreendente e, às vezes, turbulenta da energia nuclear, do carvão, da eletricidade e do gás natural e oferece uma perspectiva singular sobre o problema das mudanças climáticas. E também nos conduz pelo ressurgimento das energias renováveis, explorando o potencial de recursos como o vento, o sol e os biocombustíveis.
Das ruas engarrafadas de Pequim ao litoral do mar Cáspio, dos conflitos no Oriente Médio até o Capitólio e o Vale do Silício, Yergin revela as decisões que estão moldando o futuro.”
Deixe um comentário