Euler de França Belém
Euler de França Belém

Livro de doutor pela UFG, ao radiografar a família Jayme, conta a história de Goiás

Trata-se de um livro de consulta crucial para pesquisadores que se interessam pela história do país e de Goiás. O trabalho é exaustivo

Nilson Jaime escreveu, com o livro “Família Jayme — Genealogia e História”, uma enciclopédia que é, ao contar a história da família Jayme, uma história do Estado de Goiás

À primeira vista, o livro “Família Jayme — Genealogia e História” (Kelps, 1146 páginas), de Nilson Jaime, parece desnecessário. Na verdade, trata-se de um livro de consulta crucial para pesquisadores que se interessam pela história do país e, sobretudo, de Goiás. O trabalho é exaustivo. O autor é um intelectual altamente qualificado, com doutorado em agronomia pela Universidade Federal de Goiás.

Há verbetes que podem parecer descartáveis. Porém, alguns deles, quando lidos em conjunto, contam a história de Goiás. Pode-se dizer, portanto, que Nilson Jaime escreveu uma enciclopédia que é, ao registrar a história da família Jayme, uma história do Estado.
Os verbetes são bem escritos e mostram que o autor tem uma capacidade de síntese fabulosa. Aqui e ali, quiçá numa segunda edição, poderia retirar alguns adjetivos, que, se não empobrecem a pesquisa, também não a enriquecem.

Deixe um comentário