Euler de França Belém
Euler de França Belém

Lista dos demitidos da Folha de S. Paulo e do Agora

O diretor de redação da “Folha”, Sérgio Dávila, diz que a empresa Folha da Manhã não passa por crise financeira. Mas não explica o motivo das demissões

Depois da crise entre Luiz Frias, o presidente da empresa Folha da Manhã, e sua irmã, Maria Cristina Frias, pelo controle da redação — o primeiro venceu a parada e, com o apoio de Fernanda Diamant, viúva de Otavio Frias Filho, afastou Maria Cristina Frias do comando da “Folha de S. Paulo” e indicou Sérgio Dávila para o cargo de diretor de redação —, foram demitidos 20 (ou 21) profissionais dos jornais “Agora” e “Folha de S. Paulo”.

O Sindicato dos Jornalistas criticou as demissões e o comando da “Folha de S. Paulo”. Segundo os sindicalistas, embora editorialmente defenda a democracia, a cúpula do jornal não abre diálogo com seus profissionais e com seu representante, o sindicato. “Somos expressamente contra qualquer demissão, e é lamentável que as empresas mantenham seus resultados à custa dos assalariados e do próprio jornalismo”, disse Paulo Zocchi, presidente do sindicato, ao Portal dos Jornalistas.

A Reforma Trabalhista acabou com a necessidade de homologar demissões no Sindicato.

Sérgio Dávila diz que a situação financeira é confortável — acrescentou que é a mais confortável entre os jornais brasileiros. O que explica a nova lista de demissões, então? Aumentar a margem de lucro da empresa — com 20 demissões?

Curiosamente, os blogs do UOL anunciam as demissões ocorridas nos outros jornais e emissora de televisão, mas ignoram as da “Folha” e do “Agora”.

Lista dos demitidos da Folha de S. Paulo

Alex Kidd (arte)

Ângelo Dias (arte)

Estelita Carazzari (Curitiba)

Felipe Gutierrez (Mercado Aberto)

Fernando Sciarra (arte)

Fernando Tadeu (ciência)

Lucas Vettorazzo (Rio de Janeiro)

Maria Luísa Barsanelli (Ilustrada)

Rafael Gregócio (Ilustrada)

Sérgio Rangel (Rio de Janeiro)

Vanessa Alves (turismo).

Vera Lia Roberto (não jornalista. Trabalhava no jornal havia 40 anos e chegou a ser secretária de Octavio Frias de Oliveira)

Mais duas jornalistas foram afastadas, segundo o Portal dos Jornalistas. Uma delas trabalhava na “Folha de S. Paulo”.

Demitidos do Agora São Paulo”

Alberto Nogueira (esportes)

César Camasão (editor responsável)

(Ao todo perderam o emprego sete profissionais)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.