Juliana Rosa troca a GloboNews pela Band
16 junho 2021 às 23h36
COMPARTILHAR
A jornalista é competente, mas parecia um peixe fora d’água ao lado de comentaristas pesos-pesados como Merval Pereira e Carlos Alberto Sardenberg
Não há a menor dúvida de que Juliana Rosa é uma jornalista competente e correta na apresentação e análise dos fatos.
Mas, apesar dos elogios recentes de que era uma crítica “ácida”, parecia deslocada no meio de jornalistas pesos-pesados — eles, sim, no geral corrosivos. Por vezes, a jornalista passava a impressão de ser uma peso-pena entre pesos-pesados. Crítica, ma non tropo.
Há outro problema: embora tenha formação adequada, além de experiência, as opiniões e análises de Juliana Rosa raramente pareciam ser dela. A jornalista parecia ser pautada em demasia pelo setor financeiro. Aliás, o GloboNews parece ser pautado, na análise econômica, excessivamente pelo que pensam os homens das finanças privadas do país. Não é, portanto, um problema “de” Juliana Rosa. A análise da economia de um país, como o Brasil, não pode ser submetida aos ases das financeiras. É preciso buscar economistas mais, digamos, “independentes”. Aquilo que interessa aos bancos nem sempre é o que interessa a uma nação.
Juliana Rosa, mais nova contratada da Band, irá fazer análises sobre economia no rádio e na televisão. Sem dúvida, uma grande contratação. Ela é moderada e ponderada. Talvez se enturme melhor na rede de Johnny Saad.