Dados vários sites, os jornalistas brasileiros se tornaram notícia e, até, entretenimento. É inescapável. Quase todo dia há uma notícia “explosiva” ou “exclusiva” sobre algum jornalista, como William Bonner, apresentador do “Jornal Nacional”. Dependendo da publicação, ele ganha 800 mil, 1 milhão ou 1,5 milhão de reais por mês. O valor exato ninguém nunca publicou e tampouco o profissional jamais fez qualquer revelação sobre o assunto.

Há sites que são especialistas em títulos sensacionalistas, que nada têm a ver com a, digamos, “reportagem”. Para piorar as cousas, os sites de fofoca, ditos de jornalismo, reverberam em jornais realmente sérios — que, devido aos novos tempos da comunicação, também correm atrás de acessos multiplicados, pois ninguém quer ficar para trás.

Julia Duailibi, comentarista, e Renata Lo Prete, apresentadora do “JG” | Foto: Reprodução

Como separar o joio do trigo? Quase impossível, porque, como disse acima, os sites sensacionalistas às vezes repercutem em sites sérios e responsáveis.

Há quatro sites profissionais e críveis — Notícias da TV, Na Telinha, ambos instalados no UOL, Portal dos Jornalistas e Portal Imprensa. Os dois primeiros frequentemente publicam “furos” sobre mudanças na televisão e em jornais.

Portanto, quando sai alguma reportagem em “Na Telinha” — e nos três outros listados —, convém levar a sério. Na sexta-feira, 7, o site publicou a reportagem: “Julia Duailibi é cotada para assumir o ‘Jornal da Globo’”. O autor do texto é Sandro Nascimento, um jornalista bem-informado.

Uma fonte de “Na Telinha” informou que Julia Duailibi é bem-vista na Globo, pela facilidade com que decodifica o noticiário e o transmite para os telespectadores. Portanto, estaria cotada para substituir a apresentadora do “Jornal da Globo”, Renata Lo Prete.

É possível que seja verdade? É. Porque, como disse, o site obtém informações privilegiadas sobre os bastidores da Globo e de outras emissoras.

Mas há um problema: a reportagem não é conclusiva e não apresenta nenhuma informação precisa de que Renata Lo Prete, de 58 anos, será substituída por Julia Duailibi, de 45 anos.