Euler de França Belém
Euler de França Belém

Juízes e procuradores são vítimas do moralismo da mídia que se cansou da Lava Jato

Sergio Moro, Marcelo Bretas e Deltan Dallagnol fazem um trabalho extraordinário para “reordenar” o país, mas a mídia atua para “manchá-los”

Sergio Moro, Marcelo Bretas e Deltan Dallagnol: eis três cidadãos que representam o que o Brasil tem de melhor em termos de decência, coragem para investigar e penalizar a corrupção

Escrever contra o consenso, sugerindo que o dissenso deve ser visto com olhos tolerantes, é uma tarefa complicada, quase uma missão suicida. Por isso, em relação a temas momentosos, a imprensa, acossada pelas redes sociais e pela ligação direta que estabeleceu com seus leitores, acovarda-se e, por vezes, adota o efeito manada. Noutros tempos, quando o marxismo era a religião hegemônica — na linguagem (último Muro de Berlim a cair) talvez ainda seja —, falava-se em moralismo pequeno-burguês. O debate sobre o auxílio-moradia para juízes e procuradores da República se tornou, de repente, “a” discussão do país. Guilhotinar moralmente magistrados e procuradores de reputação ilibada se tornou praticamente um esporte. Já que linchar fisicamente é crime, adotou-se o hábito de, anonimamente ou não, linchar indivíduos moralmente.

Vá lá: o auxílio-moradia, sobretudo para quem tem imóvel na cidade onde trabalha e mora, deve ser considerado — mesmo quando aceito como legal — ilegítimo. Aceitemos que o assunto merece reportagens, até de página inteira. Entretanto, como sabe qualquer editor mediano — e que não esteja contaminado pela necessidade de “sangue”, de mais “sangue” —, o jornalismo (profissão indefensável, segundo Janet Malcolm, da “New Yorker”) exige-cobra gradações. O moralismo da pauta, com reportagens puxando reportagens — não há informações novas, e sim condenações morais —, sugere que magistrados, como Marcelo Bretas e Sergio Fernando Moro, e procuradores, como Deltan Martinazzo Dallagnol, cometeram um “crime” de lesa-pátria na questão do auxílio-moradia. Como a onda é passar tudo a limpo, a faxina deve ser geral.

Argumenta-se que, no somatório geral, o custo com auxílio-moradia é alto. De fato, é. Portanto, acabemos com a suposta imoralidade. Porém, mesmo que magistrados e procuradores se expliquem — sugerindo, até, que se trata de complemento salarial (e, de fato, juízes, procuradores e policiais devem ganhar sempre bem — porque precisam lutar contra todo tipo de pressão, sobretudo as financeiras) —, que mencionam leis, quem se preocupa com isto? Eles estão “roubando” e “dilapidando” o Erário? Não.

No mundo moderno, ninguém consegue sobreviver sem cultivar ao menos uma teoria conspiratória. Então, já que é assim, apresentemos duas ou três (entranhadas, por certo) — mais teorias e menos conspiratórias.
Primeiro, por que a imprensa partiu para cima dos magistrados e procuradores que recebem auxílio-moradia mesmo morando nas mesmas cidades nas quais trabalham? Uma possibilidade: a imprensa, sempre acusada de ter contribuído para derrubar a ex-presidente Dilma Rousseff e de ter estumado procuradores e policiais federais na “caçada” ao ex-presidente Lula da Silva, precisa, agora, apresentar o contraditório, ou seja, fuzilar, metaforicamente, os acusadores. A “Folha de S. Paulo”, que adota a tese de que a função do jornalismo é apontar deslizes — a formulação é do diretor de redação, Otavio Frias Filho —, colocou seus perdigueiros para investigar juízes e procuradores. Nada contra, exceto em relação ao fato de que, no geral, seus articulistas deixam de perceber a gradação dos, digamos, “crimes” (o auxílio-moradia está se tornando um crime quase equivalente aos cometidos pelos corruptos investigados pela Lavajato). Não deixa de ser sintomático que alguns articulistas do jornal estão escrevendo o mesmo artigo, mudando, aqui e ali, apenas as palavras ou o tom do “verbidiscurso”. Repetir uma tese é uma maneira de cristalizá-la na mente das pessoas.

Segundo, é possível que jornalistas — senão todos, a maioria —, como muitos brasileiros, estão se cansando da Lava Jato, do não surgimento de fatos novos, desses explosivos que produzem manchetes que rendem milhares de acessos. Na falta de corruptos grandes, dos figurões da República, que tal investigar os menores, as figurinhas? É o que, na falta de gradação, está acontecendo. “Vamos partir para cima dos juízes e procuradores” — é o que se sugere. A ideia talvez seja sugerir que, na vida real, não há ninguém limpo. Como sugere um filósofo, “quer pureza? Não vá ao convento”. É mais ou menos o que estão dizendo repórteres, quiçá, insistamos, enfastiados.

Terceiro, depois das reportagens seriíssimas — nada pior do que a seriedade das pautas seriíssimas, adeptas da falta de gradação e de perspectiva histórica (o jornalismo, não raro apressado, às vezes se torna um “inimigo” da história e dos historiadores) —, as que levantam a bola para os debates nas redes sociais e uma infinidade de artigos, quase todos de um moralismo rastaquera, começa-se uma nova etapa. A produção, quem sabe, de um imenso chiqueiro coletivo.

Jornalistas de todo o país, com base nas informações publicadas por jornais gabaritados, escrevem artigos, supostamente isentos, defendendo a moralização da coisa pública e apontando o dedo: “Tá vendo! Magistrados e procuradores que investigaram Lula da Silva torram, agindo de maneira imoral, dinheiro público”. A conclusão: são todos iguais. De novo, não há nenhuma gradação. Quem não aplaude o discurso moralista, que prega o que é “certo”, provavelmente concorda, seria até conivente, com os “desmandos” de magistrados e procuradores.

Os artigos dos críticos seriíssimos são postados nas redes sociais e seus autores, como verdadeiros goleadores da palavra, correm para o abraço. Mas, afinal, qual a isenção desses articulistas? Sim, há gente séria (caso do meu colega Elder Dias, um jornalista decente e brilhante), com argumentos convincentes. Mas há casos de engajamento político travestido de crítica isenta. Desqualificar magistrados e procuradores é uma maneira de aliviar a pressão sobre os corruptos — e não apenas Lula da Silva (a pressão da mídia sobre os senadores Aécio Neves e José Serra, que estão numa situação delicada, é muito menor. O tucano paulista, sobretudo, é tratado com luvas de pelica)? Juízes e procuradores estão sendo “usados” — numa espécie de sintonia enigmática — por certos setores da sociedade? A imprensa planeja reforçar a ideia de que é isenta, de que pega todo mundo? Os maus intencionados, de todas as colorações ideológicas, vibram com a ideia de: “Como um procurador pode investigar alguém se recebe auxílio-moradia de maneira ilegítima?” e “Como um juiz pode condenar alguém se comete o ‘crime’ de, com o auxílio-moradia, ‘furtar’ alguns milhares de reais do Erário?”

Juízes, procuradores e policiais federais não são heróis, é claro. São pagos para trabalhar para que cidadãos, comportando-se como cidadãos, cumpram as leis e respeitem as instituições. Mas se alguém quiser colocar estátuas de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e Marcelo Bretas em praças públicas, ou até mesmo na frente do Congresso Nacional, confesso que, se me pedirem, darei alguns caraminguás para a confecção das peças. Nós, brasileiros, cobramos que homens de bem administrem o país nos três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo). Está certo, tem de ser assim mesmo. Mas exigir perfeição total, como cobram os jacobinos da imprensa, é, mais do que inocência, uma tolice rematada. Sim, o filósofo está certo: “Quer pureza? Não vá ao convento”. Realpolitik de verdade é isto — e não a Revolução Francesa tardia e desnecessária que querem instalar no Brasil. Que tal dizer adeus aos guilhotinadores de reputações?

George Ren McEachern, ex-agente especial do FBI, diz que a Operação Lava Jato é um exemplo para o mundo

Influência internacional

Na edição da “Folha de S. Paulo” de quinta-feira, 8, o repórter Mario Cesar Carvalho entrevistou George Ren McEachern, ex-integrante do Esquadrão de Corrupção Internacio­nal do FBI. Transcrevo um trecho que comprova a importância da Operação Lava Jato: “As pessoas tiveram coragem de aprofundar e fazer algo que está mudando não só o país, mas o mundo”. O excelente jornalista assusta-se: “O mundo?”.

O ex-agente especial ratifica: “Eu realmente acredito nisso. O que ocorre no Brasil está mudando o modo como olhamos os negócios e a corrupção no mundo inteiro. Para que isso aconteça você precisa de uma explosão. Entretanto, quando a explosão ocorre você tem complexas investigações contra organizações muito espertas. E aí a explosão não basta. Você precisa de energia contínua, de estratégia. Curitiba mandou a mensagem de que o Brasil está ficando limpo”. Por que, leitor, tentar “sujar” juízes e procuradores com uma visão tacanha do mundo? l

172 respostas para “Juízes e procuradores são vítimas do moralismo da mídia que se cansou da Lava Jato”

  1. José Godoy disse:

    Ótima análise.

  2. Werner Sorel disse:

    O problema é que a quadrilha que liquidou o Brasil tem utilizado a inoperância, incompetência e até a cumplicidade de juízes de instâncias superiores para se livrarem da cadeia e de punição. Esses juízes, a corja política e a imprensa que se prostituiu São os maiores inimigos da Lava jato e do Brasil. É uma aberração o político corrupto escolher juiz do STF.

  3. Jorge Moreira disse:

    Interessante a visão do colunista, porém também oportunista, no mínimo. Quando o fusilamento era contra Lula e o PT sua adesão e elogio aos colegas era absoluta. Esse blog como outros não passa de fachada dos procuradores de Curitiba, assim como de Moro, e são usados ora para agredir a classe política, ora para endeusar a Gang de Curutiba, criminosos conspiradores contra os poderes constituídos, e agora para tentar defender o indefensável, ou seja que a Quadrilha de Curitiba não passa de mais um grupo que, nas margens da lei, se dedica a assaltar o Erário, na busca de vantagens e privilégios para as castas de juízes federais, procuradores e delegados da PF. Não são heróis, mas sim bandidos comuns querendo enriquecer, à custa do Erário, de forma impune e safada.

    • Opiniao brasil disse:

      Sr Jorge. Sem maiores explicaçoes, pois ja que o sr leu na integra este artigo, devo acreditar que o sr é nada mais do que os milhares de outros brasileiros sao, de uma ideologia esquerdista que acredita que o mal e abominavel feito pelo PT, deveria ser simplesmente nao somente perdoado, mas até mesmo aplaudido pela naçao. Pois foi para contemplar um poder à uma ideologia.
      Sr jorge… essa ideologia é perverça em qualquer parte do mundo. E a historia mostra que esses atacam o correto com a destruiçao do que seria o correto.
      Poder pelo Poder.

  4. Douglas disse:

    Só esqueceu de mencionar mais dois motivos.

    (1)A maioria dos jornalistas são socialistas e não gostam de ver seus ídolos sendo punidos .

    (2)Inclusive o seu ídolo maior ou um deles,(FHC)LULA pagou muito bem para a mídia tradicional vender um país das maravilhas do fim da miséria e neo classe média com bolsa família de 200 reais à canetada.E também os jornalistas terem um surto de incompetência coletiva para não sentir em nenhuma vontade de investigar;

    Assassinato em crime “comum”,(Com a ajuda dos primos do PT o PSDB.Será que precisaram de chantagem e ameaças usando a dupla metrô/Siemens ou só foi uma ajuda entre compadres socialistas devidamente devolvida na não investigação da compra da reeleição do FHC,retribuído na não destruição do PT no Mensalão,eles vivem se protegendo) do Celso Daniel que estorquia empresas em Santo André para financiar a campanha do Lula para presidente . Mas descobriu que ladrão estava roubando ladrões e iria denunciar e foi sequestrado comumente,torturado comumente e comumente assassinado junto com 8 testemunha mortas também comumente.

    Foro de São Paulo

    Financiamento de infraestrutura em países coincidentemente socialistas

    Campeões Nacionais,(Não é como se não houvesse um livro denunciando um Eike Batista charlatão chamado Ou tudo ou nada)

    Um triplex doado por uma empreiteira declarado no imposto de renda e na justiça eleitoral por 5 anos.

    Um sítio e sua torre particular de uma empresa telefônica criado pelo próprio Lula a OI.

    Rombo nos fundos de pensões.

    Nada mal em troca de 16 bilhões em “publicidade”.

  5. Luiz Carlos P. Oliveira disse:

    Numa leitura simples, eu diria que a grande mídia percebeu o fator Tacla Duran. E se a nossa justiça quiser ouvi-lo (o que eu duvido muito), esses heróis curitibanos que tem seu lado político cunhado a fogo, não receberão estátuas, mas alguns longos anos de cadeia. E esses jornalistas “brilhantes” estão, na verdade, desembarcando de uma nau sem rumo, que já está fazendo água. A última mentira foi a de que os arquivos da Odebrecht foram perdidos para sempre. Mas uma empresa americana já desmentiu, pois já recuperou 10 tb desses dados. A lava a jato, chamada de farsa a jato por jornalistas isentos, está com seus dias contados.

  6. Se você acha eles tão certinhos leve para tua casa otário juiz amigo de Aécio Neves é ladrão também imbecil vem você defender. O povo brasileiro que é inteligente sa sacou tudo um dia você vai ver o moro só na cadeia

  7. Adilson curcio cabral disse:

    Os membros do judiciario devem se pautar pela imparcialidade,o que nao vem acorrendo DD e MORO em varias ocasioes se manifestaram sobre os processos antes do fim com o objetivo de promocao pessoal.Como explicar a prescricao de processos por falta de investigacao envolvendo membros de partidos governistas?

  8. Luiz Antônio Teixeira disse:

    Eu penso que na verdade o judiciário brasileiro, esta colhendo o que tem plantado, eles se acham deuses, querem combater o crime, mas o comete encovertado por suas posições!

  9. Francisco dos Santos disse:

    Talvez o ataque midiático às vossas excelências seja por esse tipo de deslize menor porque os crimes de fato, cometidos no decorrer dos processos em curso, que colocaram pilares constitucionais no chão, não possam ser atacados, já que contaram com a cumplicidade da própria imprensa para serem cometidos.

  10. Josue disse:

    Caifás foi ultrapassado no Brasil.
    O julgamento e a condenação do ex presidente Lula tem muita semelhança com o julgamento de Jesus feito pelos juízes do Sinédrio. Mas os juízes brasileiros foram infinitamente mais cruel e até sarcástico do que os romanos ao ajustar o tempo de prisão com o número de dedos , conforme pode ser observado na obra O Sublime Peregrino do Espírito Ramatis.
    Caifás e Hanan odiava as pregações de Jesus nos arredores de Jerusalém, mas ao contrário dos justiceiros brasileiros que condenam sem provas, a justiça romana mesmo naquela época era mais avançada do que a nossa pois só admitia a condenação mediante provas, então criaram uma armadilha para incriminar Jesus , pagando com altas somas de dinheiro ,espiões, que se infiltraram na multidão que seguiam Jesus, estimulando a fazer as suas palestras em Jerusalém no pátio dos Gentios.
    Obviamente que Jesus percebeu esta armação perigosa onde morava as autoridades públicas, mas percebeu também que a sua morte iria coroar o movimento cristão por toda a eternidade.
    As autoridades romanas assim como as brasileiras, peneirou ciscos ao justificar na sentença, que a multidão derrubou bancas de vendeiros e gaiolas de pássaros e pombos. Com a delação de Judas mediante ameaça de lapidação, foi fácil montar todas as peças acusatória , o suficiente para convencer a Pequena Corte, porém falsos.
    Mateus 12.26 – Se Satanás expele Satanás, dividido está contra si mesmo, como, pois subsistirá o seu reino? Por isso eles mesmos serão os vossos juizes.
    Satanás cobra barris de indenização por gotas de favores. Justiça brasileira é 8,5 vezes mais cara do que a mesma no país mais rico do mundo que é os EUA.

  11. Marli Cestari disse:

    Brilhante artigo!! Análise criteriosa da realidade. A imprensa, de modo geral, lança cortinas de fumaça diga-se, por conveniência, e a população, em boa parte, digere sem questionar como se verdade fosse, infelizmente. Obrigada.

  12. Edmar Angonese disse:

    O povo está sendo roubado desde que acabou os governos Militares….O últimos são pt e pmdb….

    Só Bolsonaro o único que não tem envolvimento com a Curupcao é uma luz para nós o povo trabalhador de bem…Bandido não aceita isso!

  13. Daniela disse:

    Puxa, finalmente alguém com lucidez. Já vi gente comparando os juízes que recebem auxílio moradia aos corruptos. Oi??? Você até pode Questionar a moralidade, mas é benefício legal, de quem suou muito para chegar lá (concurso para juiz é dificílimo). Ou a meritocracia existe somente para a iniciativa privada? O juiz tem que passar necessidade financeira? Então, para que ele vai dedicar sua vida para isso? A quem interessa esse discurso? Pra mim fica claro, somente aos corruptos que desviaram milhões dos cofres públicos.

  14. Isamar Caetano disse:

    Está errado, sim. Independentemente de quem o pratique. O problema é que o País sempre procurou, e procura até hoje, “salvadores da Pátria”. O auxílio moradia pode não ser ilegal, mas é tremendamente IMORAL. E quem quer vestir a capa da “moralidade salvadora do País” que se comporte de acordo. E defender que o “baluarte da moral e salvação” possa adotar critérios de moralidade PRÓPRIOS é mais indecente e imoral ainda.

  15. Gilberto disse:

    Problema de combater uma corrupção insitituída desde o nosso descobrimento por Cabral, em 1500, é que as instituições não se rebelam e todas passam a ser “instituições “do” governo” e não Insituições do Estafo. Aí pergunto: como a sociedade de cidadões comuns e ordeiros pode organizar de forma rápida para enfrentar o poder corrupto constituído, tendo que enfrentar o poderoso arsenal do Estado formal instituído desde os primórdios e corrompido, obediente aos reais transgressores da Lei? Como bancar este custo financeiro? Talvez no voto esperançoso! Mas e se os votos são manipulados, comprados e bla, bla, bla pelo poder corrupto constituído seja do governo A, B ou C se nem Deus conseguiu acabar com a imoralidade dos homens, mesmo deixando só Noé, sua família e animais, né?!?!

  16. Paulo disse:

    Se esses juízes fosse tão imparcial já teria aprendido José Sarney, Aécio Neves entre outros pq não tem justiça pra essas pessoas só tá tendo pra alguns quando eu vê um juiz que não seja partidário ai sim isso é justiça

  17. Di Fig disse:

    Tratam-se de agentes do judiciário e MP movidos exclusivamente pela Política. Não são técnicos e são moralmente questionáveis na medida em que ferem o principio da moralidade ao receberem auxílio-moradia sem ser legítimo. A foto do Moro dando gargalhada com o Aécio, o juiz Bretas segurando um fuzil e o Dalagnol na capa da IstoÉ e apresentando o famoso Power point geram vergonha alheia em qualquer pessoa com um pingo de discernimento.

  18. Francisco Tony Mendes alves disse:

    São um bando de usurpadores do dinheiro público sim. Já dizia um ditado muito antigo aqui entre nós reles mortais: juiz acha que é Deus e desembargador tem certeza. Ganham muito sim. É para que? Para venderem Caldas a favor de quem paga mais, para defenderem ricos e poderosos. Em suma pagamos caro, pagamos muito caro para ferrarem ainda mais com a nossa vida. Os homens que sob a tóga de um guardiões da moralidade e da justiça nada mais fazem do que acumular riquezas com o dinheiro do povo. Onde já se viu ter a revelar de falar que mesmo tendo diversos imóveis em seu no e de sua esposa, o sujeito falar que o povo tem obrigação de pagar auxílio moradia para ele….e outros mais. Deus pra onde vai esse país? No comando do temos lobos em péle de cordeiro.

  19. Paulo Rosa disse:

    Não há imaculados no Brasil, há uma grande diferença entre justiça e direito. Os juízes são do direito, não da justiça. Há uma.a imensa falta de moralidade que é denunciada pelo MP, pelo Judiciário, mas ela é variável conforme interesses. Quando pegos, os paladinos sentem-se injuriados. É justo um ganho em auxílio moradia que representa a renda familiar de 70% da população brasileira? Justiça é o que o Brasil não conhece desde sua criação. Defender a desigualdade de direitos é ser injusto. Só a “elite” que odeia o povo defende judiciário sem moral.

  20. Jorge Fernandez disse:

    A mídia paga por quem?

  21. Mário Romano Filho disse:

    Querem a todo custo encontrar erro que justifique outro erro mas com uma grande diferença: um que bem ou mal é legal, e o outro crime de roubo previsto desde os Mandamentos de nossa existência!

  22. Nilo disse:

    Baboseira sem fim, apoio ao imoral…. Ñ merece comentários….

  23. Castilho disse:

    Receber auxílio moradia de 4 a 7 mil tendo casa própria não é corrupção? Cria vergonha rapaz

  24. Carlos Alberto de Paula e Silva disse:

    É verdade , existe muita simpatia pelo ladrão, claro que precisamos urgente de uma mega operação lava Toga, mais este grupo tem um mérito enorme pelo bem do Brasil.

  25. Andrea disse:

    Excelente opinião. Compartilho do mesmo pensamento. Devemos corrigir o que está errado no caso dos juízes, mas compara los a esta corja de bandidos, encabecados pelo crápula do Lula, e demais.

  26. Leandro Bello disse:

    Moralismo?!! Eu li isso? Quer julgar os outros, não tenha telhado de vidro, porque vai vir pedradas.

  27. João disse:

    Parabéns, cara, por defender uma operação que se baseia antes tudo no moralismo (e não na técnica jurídica) e depois reclamar que os deuses, ops, “juristas” que dela participam estão recebendo um julgamento moralista da mídia e da população. Quem planta vento colhe tempestade.

  28. Enver disse:

    Acredito que o fato de receber o auxilio moradia não é ilegal. Uma vez que foi autorizado por superiores. Porém considero imoral e avalio que é uma forma de manipular a lei para proveito próprio. Vi a matéria do Desembargador que possui 60 imóveis no Município onde atua e faz questão do benefício. Temos que fiscalizar todos e pleitear o fim de abusos de políticos e legisladores.

  29. Helio disse:

    Boa e compridíssima piada. Então, os cidadãos Sérgio Moro, Bretas e Dallagnol estão acima da Lei e bons costumes? Os heróis moralistas deste Brasil moderno – medieval podem ser imorais.

  30. Ramiro Schwarzenegger disse:

    Pense num trabalho!
    Quebraram o País, faliram as grandes empresas e entregaram nossos segredos estratégicos de Nação!
    Hoje voltamos a ser um Bananal!

  31. Leonardo disse:

    Mas o moralismo que denuncia foi utilizado pelos membros do judiciário, esperta e oportunamente para construir as circunstâncias capazes de amenizar os excessos que eles cometeram. Quem disser que não houve é adepto da sanha justiceira que essa imprensa de que fala deu voz, aproveitando o timing para lucro$… O fato é que agora moral e direito não é um casamento que vem ao caso. A imprensa joga sempre, ela é efeito colateral. Cada vez menos independente.

  32. anderson disse:

    E eu falo o queê? assalariado R$ 954,00 sem auxilio moradia.(obs me encontro desempregado com duas criancas pequenas 7 e 3 anos.) se eles prega a moralidade aceito a doacao do auxilio so um meses so da pra mim sobreviver ums 5 meses.

  33. Helder Jose Borba Campos disse:

    Defender os três patetas a serviço de destruir a economia do nosso país, deve ser no mínimo um exercício profissional bem lucrativo, já que se expor e esse ridículo deve pesar muito na consciência de quem se propõe a isso.
    O Brasil estava se tornando uma nação respeitada, com uma economia forte, e depois da atuação desastrosa da lava jato comandada por Sérgio Moro e sua trupe, está nos restando os escombros, do que a pouco tempo atrás era uma esperança vibrante de desenvolvimento econômico e social.

  34. Fred disse:

    Estes bandidos de toga só precisam devolver o dinheiro do estado que roubaram.

  35. suely kroling disse:

    Políticos também tem auxílio moradia.

  36. jovem aprendiz disse:

    vcs do judiciario, sao uma vergonha para o pais. Quem realmente tem conhecimento juridico, entendera que o trio pateta, nao poderia ter feito mais mal ao Brasil. Mas enfim, o que esperar de um pais que o unico senso de justica e a opiniao propria. Sergio Moro e que nem praga ta em todo lugar e por onde passa deixa um rastro de destruicao. Esse procurador, o sr. power point, a procuradoria nunca foi tao mal representada. So porque os 15 minutos de fama passou, estao querendo achar culpados. Existem juizes que sao excelentes, mas sao aqueles que realmente trabalham, porem nao vivem de midia, apenas desenvolve seu trabalho com dedicacao. Enquanto esse trio do capeta, ainda achar que sao os salvadores da patria, o Brasil nao anda. abaixo a um judiciario serio sem explosoes midiaticas. Justica nao e midia. Adepta a um sistema de justica que funcione. Fora o trio pateta.

  37. Dioclides Quirino disse:

    Concordo plenamente com o criador do artigo em gênero dissertativo, pois a imprensa metódica deste país, não comporta a realidade que vivemos. Eles (a imprensa), querem manipular uma nação inteira com suas ideologias políticas. Cabe à nós cidadãos brasileiros , aprendermos a discernir entre o real e justo, e a fábula criada em cima de homens de reputação ilibada, que fazem um belíssimo trabalho para limpar, e mostrar quem são os homens que enganam e roubam os cidadãos honestos deste país. Parabéns é pouco ao senhores magistrados, aos agentes federais, que nos orgulham com seus honrados trabalhos.

  38. Edgar disse:

    Não fosse a lava jato partidária/parcialíssima, até concordaria.

  39. Ana Maria Santiago disse:

    O povo brasileiro eve se rebelar contra o Auxílio Moradia para Magistrados que miram cidade em que trabalha, mesmo dito como legal, não podemos aceitar por que é ilegítimo… Apenas para os que trabalham fora de seus dimicilios possam receber sem contar que o valor é considerado muito alto RS 4.337. Vamos acabar com essa roubalheira do erário público. Conheço Juiz que tem uma mansão no morro de uma das praias nobres da minha cidade que recebe auxIP moradia e ainda tem outros imóveis alugados…Enquanto milhares de mendigos moram nas ruas. Isso é corrupção também é para aqueles que são aplicadores da lei deveriam ter a decência que não aceitar um dinheiro que não lhe é devido…Uma vergonha esse País.. Sérgio Moro estamos esperando a sua convicção para esse caso vergonhoso. Sinta se envergonhado se é que vc sabe o sentido dessa palavra

  40. Ana Maria Santiago disse:

    FIM DO AUXÍLIO MORADIA PARA OS MAGISTRADOS…NOSSO DINHEIRO ESTÁ SENDO ROUBADO.

    FORA LUCIANO HUCK SUA PRAIA NÃO É A POLÍTICA. O POVO NÃO QUER SUA CANDIDATURA, A MÍDIA MAIS UMA VEZ ESTÁ TENTANDO ENFIAR DE GOELA ABAIXO O CANDIDATO DA GLOBO LIXO.
    O POVO ESTÁ ESPERTORNARRA.

    FORA HUCK!!!!

  41. Arturo disse:

    Mídia de muitos poderosos, bem asquerosos, gostam mesmo de apoiar o errado, para corromper e praticar corrupção juntos, juntamente com uma grande maioria de vagabundos da política!! Depois, que a casa cair, pq vai, irão pedir liberdade de imprensa, a vá… Vergonhoso

  42. Alezandre disse:

    O Brasil não precisa de presidente e nem dos políticos em geral, o Brasil precisa é destruir essa CONSTITUIÇÃO CORRUPTA,mascarada de DEMOCRACIA,que dar muita autoridade e direitos aos políticos e chefes.

  43. Ulalah disse:

    O grande problema é a isenção total de impostos nesses auxílios moradias e outros quetais.

  44. Enio disse:

    Pois é. Quanto a União e Estados jogam pela janela em favor desses componentes do judiciário brasileiro. Quantos hospitais poderiam ser construídos Brasil a fora. Não estão contentes com seu salário é simples peçam exoneração e vão para a iniciativa privada.

  45. Arnaudo disse:

    Mídia podre e uma boa parte envolvidos tb.tudo com medo a maioria destes jornais são de políticos ladrões a ora deles vai chegar vão ser presos bando de canalhas.

  46. Gilmar siuza disse:

    Meus parabéns prla bela reportagem, precisamos apoiar realmente as investigacões e dar credito aos nossos juizes e procuradores. Homens de coragem.

  47. Paulo Roberto Leme disse:

    Basta colocar o dedo na ferida que todos passam a ser o inimigos .Em um país onde pessoas não fazem as 3 refeições no dia e um doente pelo SUS leva até 6 meses para realizar sessões de quimioterapia, eles acham que merecem tudo.lastimavel

  48. Gabriel disse:

    Eles fazem um trabalho para reorganizar o país?
    Vcs de fato não são de uma mídia alternativa!
    Facistas imundos…

  49. Joao Batista da costa disse:

    Em um país que escraviza seus trabalhos com um salário mínimo que é mas pra mínimo que salário realmente fica difícil pra sociedade entender como os poderes judiciário e o legislativo osurpam do direito de legislar em causa própria como se o restante da populacao nao existissem.

  50. William Martins Lopes disse:

    Já passamos, neste país, do ponto em que a decência moral é inexiste. O articulista por certo concorda também como sendo o bordão do rouba, mas faz é outros semelhantes brocardos indecentes.
    Me envergonho de ver um jornalista escrevendo com letras de conivência uma elegia de que não ser totalmente honesto , ser honesto em algum ponto, é honesto.
    O senhor não representa o jornalismo e muito menos representa os cidadãos. Seja honesto pelo menos nisto, pois se sua honestidade e a dos citados comporta exceções, a minha não.
    Nossa pátria não tem culpa de ter filhos bastardos.

  51. vivo do trabalho disse:

    Que jornalista mais coxinha e pago para “ser cego”.

  52. Sheila disse:

    Devemos apoiar todo o trabalho destes 3 homens,q lutam contra a ganância de corruptos e corruptores q tramam ardilosamente contra a nação. Tentaram levar milhões de dólares como medicamentos,mas a PF barrou. Nosso povo é fruto de presos portugueses e outros q lotavam as prisões e p limpar a terra,foram jogados aqui.
    Deixem estes 3 libertadores trabalhar!!!
    Q se investiguem todos os políticos corruptos e os corruptores.Q se tomem deles tudo o q possuem e q voltem a vida como qualquer mortal,como nós pobres mortais,q recomecem do zero e mostrem s. Capacidade. Não precisa prender,é só tirar -lhes tudo q tiraram do povo;educação,saúde,transportes,salários dignos etc

  53. Godofredo disse:

    Esse auxílio moradia para que tem imóveis tira a moral dessa classe abartarda (nata do funcionalismo público) que deveria dar exemplo de moralidade.
    Ganham acima do teto constitucional
    . Isso é uma vergonha e é imoral.

  54. Jeane disse:

    Se tirar uma foto desses três $ANGUE$$UGA$ de toga esse jornalista que publicou esse artigo sai pendurado nos ovos deles. Só pq esses três sanguessugas do dinheiro público são juízes agora são Santos! ? Esses lobo se de toga em pele de cordeiro são a pura hipocrisia, se essa notícia sobre o auxílio moradia não tivesse explodido, até agora estavam pousando de moralistas só comendo pelas beiradas e de barriga cheia. Me poupe desse artigo.

  55. Dirceu disse:

    Além de manchar a imagem de juízes que combatem a injustiça, provavelmente querem desviar a atenção do povo de corrupções relevantes.

  56. K. V. K. A. Silva. disse:

    Vítimas?

  57. Jurandir Rocha disse:

    Gostei do texto, nos parece que o problema do Brasil não é mais a corrupção, mas sim o auxílio moradia dos juízes. Me parece coisa engendrada pela extrema esquerda política. Aliás, existe ainda algum partido de direita em nosso País?
    Tomara que a corrupção seja bem apurada e punido seus corruptos, seguidamente deve se acertar os auxílios moradias irregulares.
    Avante Brasil…..

  58. Vera MMirales disse:

    Trabalhar pelas vias da regularidade, vira alvo, junta-se opiniões, que não são técnicas. São subjetivas, de acordo com quem a emite. O curioso é que a até há pouco, não se comentava nenhum privilégio, atualmente virou mania; até dividas do INSS são utilizadas para chantagem midiática. Mais curioso são os inúmeros privilégios mantidos de 2003 ate meados de 2017. …

  59. Daniel disse:

    Moralismo que eles mesmos causaram, agora eles são vítimas?

  60. Luiz Walter Pimenta Rêgo disse:

    Sempre trabalhei no setor público e me orgulho do que faço nunca foi corrupto mas não foi por falta de proposta indecente foi pela minha índole porque no meio do trigo tem joio o juiz Sérgio moro é trigo esse grande brasileiro de aquém o povo brasileiro tem orgulho de ter em nossa nação

  61. Jay disse:

    Não é moralismo da mídia. É simplesmente a tomada de consciência da população, cansada de ineficiência, ineficácia e de privilégios injustificáveis de nossa “nomenklatura”.

  62. carlos disse:

    Quando um juiz comete um crime ou comunga com ele, caso do do auxílio moradia, eles consultaram a constituição federal?o artigo quinto, diz que todos são iguais perante a lei, analisam a lei maior ou será que não vem ao caso, quem os pune? ninguém já é passado a hora que devemos criar uma comissão de notáveis, para repensar nossas instituições, proibir esse corporativismo que existe, milhares de associações defendendo a mesma causa, e desrespeito com a sociedade brasileira que fica cada vez mais desprovida de seus direitos.

  63. Geraldo Botari disse:

    Ola! Euler! Muito a propósito esta sua materia acerca do moralismo retardatário. No meu ponto de vista, sem querer aqui discordar de pontos relevantes e um deles é sobre o posicionamento da imprensa jacobinista e nao transpatente de vc fala, há q se ressaltar mesmo do q se está sendo feito com o nosso erário na medida em q o q se deveria estar sendo feito seria com justiça social tirar mesmo dos q muito têm sem necessidade e reverter para os q mais precisam q estao nas áreas doentes da Saúde, Educação e Segurança. Parabéns pela esclarecedora matéria. Saudações Brasileiras q o Lábaro ostentas estrelado! Geraldo Botari

  64. Bosco disse:

    O trabalho deles é um verdadeiro ouro, precioso…mas…a realidade do nosso país não pode mais admitir salários tão utópicos. O Brasil precisa de uma reforma geral começando pelo alto escalão do poder judiciário, a fim de distribuir melhor a riqueza e amenizar o sofrimento da nação

  65. PEDRO disse:

    A lava jato ta uma palhaçada uma mandá prendê só quem eles querem

  66. PEDRO disse:

    Ele falam muito e age pouco tem corruptos que ele não querem mexê

  67. Magno silva disse:

    Amigo não são imaculados ou deuses da verdade

  68. Benedito Sancler TELES DOS Santos disse:

    Concordo plenamente com o trabalho extraordinário do nobres juízes federais. Mas ! Poderia ser melhor se esses nobres juízes não tivesse rabo nenhum. Cabe eles compensar o estado e a moralidade pública. Todos sabemos que o auxílio moradia e direito líquido e certo. Mas para quem não tem moradia no local de jurisdição do magistrado. Gosto do Sérgio Moro, mas ele pisou na jaca mole. Não vamos culpar Impresa o Sérgio Moro. Hoje é uma celebridade graça á imprensa em geral.

  69. Frederico Lopes disse:

    Que há Idiotas nesse Brasil há. Mas, acreditar que essa Mídia Golpista cansou da Lavajato é querer convencer a mim e ao Povo disso, quando Ela é uma das maiores beneficiadas com esse Golpe Sujo. Sonegou, obteve perdão da dívida, ganhou dinheiro para propagar a Destruição da CLT e vai apoiar a sacana da Reforma da Previdência para continuar Sonegando.

  70. sinesio souza santos disse:

    A batalha contra corrupçao que e muito louvavel nao os torna acima da moral e da etica,pelo contrario eles deveriam pratica-la para evitar que oportunistas questionem suas atuaçoes,porque faça o que eu mando mas nao faça o que eu faço nao e etico sem salutar pra ninguem!!

  71. Joelmo Lima disse:

    Obrigado aos meninos da lava jato.

    Só quem recebia algum por fora, se incomoda com a lava jato.

  72. Rodrigo Bertoldi disse:

    Concordo…
    A mídia brasileira é um lixo… Só podemos pensar que ela se beneficia de todo corrupção no Brasil.

    Que Deus limpe esta nação!

  73. Danúbio disse:

    Cadeia já, para quem defende essa corja de bandidos que se veste da lei para praticar atrocidades contra todos nós cidadãos brasileiros!!

  74. Eliseu disse:

    Reordenar o país pra quem cara pálida
    E vc nao é da midia??????????

  75. João Luiz disse:

    Euler, não se trata de cansados da operação Lava jato, pois sou a favor dela, porém os “penduricalhos” desses juízes, se não ilegais, são no mínimo IMORAIS, para a maioria da sofrida população.

  76. Heitor disse:

    Vítimas?
    São imorais.
    Não questiono seu trabalho. Realmente estão mudando o país, mas tem práticas similares aos parlamentares.

  77. alvaro Pereira Mateus disse:

    a lava-jato perdeu interesse? CLARO, ela cumpriu seu papel para que se veio, acabar com o PT, tirando o PT do poder puderam acabar com o pré-sal , ou doar o pre-sal ao grandes grupos corporativos, ou seja EUA, e tirando o PT puderam cassar toldos os direitos trabalhistas, fim da aposentadoria, quero ver pobres se aposentar, nunca mais, então já conseguiram oque queriam então a lava-jato não tem nenhuma finalidade mais,

  78. Luiz valentim disse:

    Uee? Por quê só agora ?
    Enquanto esses Juízes estavam em conluio com ao dia para criminalizar Lula e o PT estaca tido bem?
    Enquanto destruíam a Indústria de Petróleo, destruíam a indústria da construção pesada,destruíam milhares se empregos ,entregavam a Petronas à Justiça americana aí estava tudo bem ?

  79. John disse:

    Nenhum juizeco da Globo está acima da lei

  80. Jose rodrigues disse:

    Tem que mostrar a podridão que ronda os três poderes.
    Magistrados e procuradores são acostumados a se acharem o arauto da moralidade.
    Esses auxílios sempre a foram imorais, não de forma generalizada, é bem verdade, mas se a pessoa é proprietária de imovel, não há razão para receber auxílio.
    A meu ver isso seria uma forma institucionalizada de desvios.

  81. Marcelle disse:

    Vítimas? Hahahahahaha

  82. Ana Maria Santiago disse:

    QUEM ESTÁ SENDO VÍTIMA DO MORALISMO DA MÍDIA É O POVO BRASILEIRO COM O OBJETIVO DA QUADRILHA DO CONGRESSO NACIONAL EM POR FIM COM A APOSENTADORIA E DOS DIREITOS TRABALHISTAS COMO JÁ FIZERAM …ESSE RETROCESSO ABSURDO E ABOMINAVEL NÃO É TRATADO COMO MERECE.
    TRAIDORES DA PÁTRIA E DO POVO QUE SERAO LEMBRADOS MAS URNAS EM MUITO BREVE !!!!

  83. Silvio dos Reis Sales Padua disse:

    E isso está ganhando força.
    Juízes e Membros do Ministério Público, com a CF/88, passaram a ser vítimas da política subsidial para os chamados “agentes politicos”, quais sejam, os Eleitos, Ministros, Secretarios de Estado e Municipais, além de Magistrados e Membros do MP.
    Entretanto, as duas últimas categorias dependem absolutamente para o aumento dos seus proventos (subsidios), mas a recíproca não é verdadeira.
    Engraçado que, diferente dos Eleitos, os Magistrados e Membros do Ministério Público são servidores públicos E, assim, têm constitucionalmente garantida a correção monetária anual dos seus vencimentos. Isso acontece?
    Não. Não ocorre há anos.
    Todos os servidores municipais, estaduais e federais vêm tendo garantido tal direito anualmente, exceto os Juízes e Membros do MP, Pois, para isso, dependem exclusivamente, daqueles que querem, ao contrario, a sua total ruína. Da classe eleita.
    Assim, os subsídios de todos os Magistrados e Membros do MP. do Brasil, encontram-se com uma defasagem de quase 50%.
    Por fim, Juízes e Promotores recebem muito bem?
    _ Considerando o altíssimo grau de dificuldade do acesso a tais carreiras, pois o seu exercício o exige;
    _ Considerando tudo o que tais agentes públicos tutelam, bem assim, todos os valores que, após terem sido surrupiados, fazem retornar aos cofres públicos; E, especialmente,
    _Considerando as peculiaridades tupiniquins;
    _ Considerando o grande peso de suas canetadas nas suas próprias costas e os consequentes riscos que suas atribuições lhes impõe,
    A resposta é NÃO. Infelizmente, não recebem pelo que vale o seu trabalho no Brasil.
    Ora, numa serventia Judicial ou Ministerial, enquanto os servidores cumprem horários, os Membros das carreiras são Juízes e Promotores 24 horas por dias e 365 ou 366 dias por ano.
    Por exemplo, a vida de um Juiz ou promotor numa cidade pequena, restringe -se ao ao Fórum ou Promotoria e suas residências. Não dá, sequer, para comer, sossegado, uma pizza na rua.
    No mesmo sentido, registre-se que enquanto um advogado milita em média nuns 300 processos por ano – jogando alto (A média) – um Juiz se responsabiliza, na média brasileira -aqui, jogando baixo – por uns 8.000 feitos e aos Membros do Ministério Público, além do alto número de processos, cerca de 75% dos que estão aos auspícios do Juiz, são impostas várias atribuições extrajudiciais, que vão desde a tutela do patrimônio histórico cultural, passando por infância e juventude, meio ambiente e patrimônio público etc., até a tutela de todo e qualquer direito social (ex. Direito do consumidor etc.) ou direito individual indisponivel (ex. Alimentos de menores, acesso a saúde etc.).
    E agora, como se não bastassem tantas e pesadas atribuições, a classe política e, não sei por que, a imprensa, estão investindo forte contra as duas carreiras que, de fato, levam o Brasil a sério.
    Deus as proteja.

  84. Jalmar Antonio Plessim Pp disse:

    Vcs se referem aos jornalistas a das emissoras que lideram a mídia escrita e televisada de que país? Pq as emissoras deste pais só enalteceram só a lava jato e o juizeco Moro que sem provas condena convic:ão que profere sentenças de 120 anos com delação reduzidindo a três anos vcs deveriam não se expor e publicar asneiras

  85. E porque tratá-los como homens santos? É esta classe de sujeitos que com suas garantias constitucionais de irreisso, inaquilo, vivendo em seus aquários a prova à balas sustentam um modelo de justiça que só atende aos interesses dos ricos e não aos da sociedade.

  86. José Roberto disse:

    Uma “balança” o que pesar mais desce e o que pesar menos sobe!!!! aguardemos os prós e os contras!

  87. suzana disse:

    Euler de França Belém, obrigada por sua lucidez.

  88. suzana disse:

    Euler de França Belém, obrigada por sua lucidez.

  89. Jorge Santos disse:

    Não é sujar juízes e promotores, mas eles tmb que teremos consciência. Basta muitos de vcs jornalista pesquisaram como vivem os funcionários do judiciário sueco, dinamarquês, americano… É como dizia MR, tem muitas coisas que são legal aos olhos da lei, mas é imoral. E esse auxílio moradia é imoral em todos os poderes.

  90. Fully disse:

    Não se trata de cansar da operação lava jato e sim exterminar mais uma imoralidade.

  91. Antonio Geraldo Santos disse:

    Ótima matéria, vivemos onde queremos a moralidade, mas questionamos quando ela vem pegar nossos adeptos. Sou totalmente contra a forma como tiraram uma presidente legítima, nosso congresso contaminado não pode ter essa atribuição. A lava jato fez bem ao país, mas não pode priorizar como aconteceu com o ex presidente, deve continuar isonômica e não atender a interesse como parece ser. Por fim a imprensa, deve continuar isenta e não se adequando, essa exaustão em questionar a moral do judiciário só enfraquece a sua atuação. Assim atende aos interesses de quem queria ver o ex presidente preso, e continuarão roubando nosso povo.

  92. Clovis disse:

    Sim, mas agora soma todo os meses de auxílio moradia recebido indevidamente desses três patetas. Eles podem roubar, só eles. Seu babaca. Não acredito que perdi tempo lendo isso.

  93. Costa disse:

    Se sua teoria estiver certa funcionários públicos também deveriam ganhar bem,para evitar tentações da corrupção, por exemplo dicionários do INSS, você não acha? Se cócoras comece hoje mesmo a fazer matérias sobre eles rsssss.

  94. Hamiltom disse:

    Sim concordo mas acredito que a Justiça tem que ser imparcial e para todos independente de partido politico.

  95. Krikor Kaysserlian disse:

    Excelente e oportuno. Parabéns!

  96. Gilson disse:

    Quanta baboseira meu amigo!

  97. ANDERSON VILLAR DA SILVA disse:

    Tem que moralizar isso mesmo. O povo não aguenta mais pagar privilégios pra juízes e políticos.

  98. Dacio disse:

    Lendo o seu texto acredito que é quase impossível diminuir a corrupção! Quando, por um lado, a pessoa critica e pede até a prisão de quem ela acha que cometeu crimes, por outro lado ela já defende outras que igualmente lesa o povo abertamente. O exemplo dado por esses que você destacou e tantos outros, mostra a podridão instalada nos principais órgãos do país!

  99. Manoel disse:

    Como? Sendo juiz pode roubar desde quê dentro da lei?

  100. Osmar disse:

    Auxilio moradia em triplo para esta equipe.ta barato olha o quanto eles recuperaram. Brasil tem que ver quem heroi e quem e bandido

  101. Sergio Medeiros de Almeida disse:

    Meu caro Euler de França eu acho que há uma confusão dos vossos conceitos e idéias: a LAVA-JATO é uma operação legítima e necessária e eu apoio todos os seus AGENTES. De outro lado, afigura-se abominável o pagamento de MORDOMIAS A MEMBROS DO JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PÚBLICO que já ganham ao redor de R$ 30 OU R$ 40.000,00, quando sabemos que 80% da população brasileira ganha um salário ridículo inferior a 3 (três) SALÁRIOS MÍNIMOS. Isso é uma chacota com o nosso povo e um escândalo para tais agentes públicos, os quais na hora de julgar DISSÍDIOS COLETIVOS SE RECUSAM A CONCEDER REAJUSTES SALARIAIS E DIREITOS AOS TRABALHADORES !!!!!!!!!!!!!!!!

  102. Pedro Paulino da Silva disse:

    Concordo que os crimes precisam ser investigados e que os criminosos sejam punidos. Discordo do tribunal inquisidor de Moro. É um tribunal partidário/ideológico, e, acima de tudo, arrogante. O STF está perdendo o conceito do povo pelo fato de permitir que aquele senhor o submeta.

  103. Marcello Versiani de Paula disse:

    Auxílio moradia se apequena e muito diante da grandiosidade do trabalho que esses Homens estão desenvolvendo. Paguemos mais auxílio moradia para outros que se proponham a agir de tal maneira.

  104. ZABS disse:

    Resumindo: só se pode linchar os comunas, os fascistas nós temos que preservar, principalmente os que ginoflectoriamente tocam com energia as políticas de interesse do americanos por aqui!! Me lembra aquela personagem dos programas humorísticos de antigamente, que gicava repetindo “brasileiro é tão bonzinho” só que com o sinal trocado, agora é “americano é tão bonzinho”. Me poupe!!

  105. Wagner Juscelino Archanjo disse:

    Sua opinião não condiz com a realidade atabalhoada, para não dizer mau caráter desta parte do judiciário agir, Sr. Repórter.

  106. JORGE LUIZ R DOS SANTOS disse:

    Deixa ver se eu entendi então investigar juizes e procuradores ou noticiar benesses de cunho antiético é fdegradante entâo vc acha que esses caras são deuses intocaveis isso é ridiculo

  107. liiz disse:

    Como que é?
    Fazem um trabalho extraordinário?
    Os três querem mais é serem famosos e aparecerem do que de fato buscarem a verdade, pra mim todos os três nao passam de incopetentes, sem experiência de vida, atuam em seus interesses e sao parciais, um pouco menos o Breta, mas os outros dois.

  108. Francisco Janir de Sousa disse:

    A mídia fez foi promover esses caras a celebridades. Publicar matéria para servirem de provas através da convicções desses juízes. Só porque a máscara de hipocrisia de alguns juízes PARCIAIS caiu a culpa é da MIDIA. Juízes de dois pesos e duas medidas NÃO HONRAM A JUSTIÇA, pelo contrário, é uma desonra.

  109. Marcelo Carlos disse:

    Vc está brincando que o trabalho desses três Srs é extraordinário!?
    São hipócritas, falsos moralistas e irresponsáveis.
    Além de ganhar acima do teto constitucional, Tem todos benefícios que destoam da realidade do país. Tudo isso pra atuarem de maneira parcial.
    Extraordinários são vcs chamarem isso de extraordinário!

  110. Jaime Silva disse:

    Reputação ilibada é quando não deixa margem para desconfiança. O juiz que cumpre seu papel não pode nem nem deve esperar aclamação popular.

  111. Maurício disse:

    Texto simplesmente ridículo, nem merece grande análise.

  112. Samuca disse:

    Interessante esse país e a mídia promiscua e conivente, se nåo houver carniça e dinheiro descendo pelo ralo nåo tem mídia investigativa, a denuncia se é que eu estou errado do Yossef começou com reportagem que estava dando muito na cara a PF foi pra cima e deu no que deu, bom sem denuncia nåo há crime, a PF fez as investigaçøes daí a Lava a Jato, agora te muito colarinho branco e cartolas e até mídia enrolado também com a Lava Jato, Temer, Lula, folha e por aí vai, pra que lava jato, deixa disso, já sei våo ficar com a bunda de fora também, entendi; ainda bem que a PF não brigou de investigar.

  113. Magda disse:

    Acho ótimo que tenham começado a falar ONDE estão os grandes salários do funcionalismo público! Com certeza não estão nos bolsos dos pequenos servidores, ao contrário do que a mídia sempre fez questão de fazer a população acreditar

  114. Nós brasileiros (as)Queremos que estas mídias podres vão tudo pro inferno e queremos a lava jato para sempre apoiamos os Juizes desembargadores que coloquem moral nesse país tão maravilhoso !

  115. Leonildo Peres Fernandes Filho disse:

    parabens as pessoas que estão trabalhando por um Brasil melhor, mas convenhamos não é uma favor pois estao sendo bem remunerados. Agora se tem moradia propria e ganham auxilio moradia estao errados e ponto.
    por que ao inves de ficar no centro dessa polemica que tende a aumentar peçam o cancelamento do auxilio moradia e pronto.
    Seria um bom exemplo ….

  116. Lucas disse:

    “de fato, juízes, procuradores e policiais devem ganhar sempre bem — porque precisam lutar contra todo tipo de pressão, sobretudo as financeiras” não concordo com essa frase, apenas ela, essas classes ganham muito além do que merecem e do serviço que prestam, em especial os policiais, que não são nem de longe exemplo de bons profissionais e de boa conduta, o fato é o seguinte, ninguém está preso a nenhuma condição, se o salário não estiver satisfatório, o policial pode muito bem trocar de profissão, fazer uma faculdade, ganhar dinheiro de outra forma, fugir da zona de conforto em que vivem sem dar retorno algum para a sociedade que os paga e a quem eles servem, não vamos tratá-los como coitadinhos pois não são, são um dos principais fatores responsáveis pela falta de segurança pública nos dias atuais, com um desserviço incompetente, falho, corrupto, cooperativista, covarde e seletivo.

  117. Romeu disse:

    E preciso saber de que lado está esse tipo de jornalista que questiona auxílio moradia de autoridades que estão tentando por ordem nessa bagunça que ninguém nunca teve coragem de fazer políticos nesse país sempre foram blindado num foi coincida a roubalheira que sempre existiu e agora tem gente com vergonha na cara é filhão roxo pra meter a mão na massa e tentar por essa corja toda na cadeia claro que isso em comida muita gente

  118. Cy de Aquino disse:

    Como você mesmo postula em seu “artigo”: “Quer pureza? Não vá ao convento”!
    Mas àquele que pratica a lei não é necessário somente ser ídôneo e integro, tem que assim o parecer.
    Moro, DD, Bretas não são deuses, são homens e necessitam de órgãos que lhes mostre o tempo todo que tem os pés de barro e telhados de vidro.
    Moro, o Savonarola Tupiniquim; DD, o investidor (que vergonha) compra casas do Minha Casa, Minha Vida e revende; Bretas mama descaradamente nas tetas do estado!
    Tem que ser colocados de volta com os pés na terra!
    Há que ter um órgão que lhes vasculhe a vida, que lhes vasculhe o trabalho, que lhes vasculhe a vida.

  119. Luiz disse:

    Escreveu muito e não disse nada

  120. João Paulo disse:

    Não consigo ver esta investida sobre o judiciário como algo maléfico, pois ninguém está acima de qualquer questionamentos que não deva ser pautado; primacialmente aqueles que denunciam as mazelas no meio de uma nação devem ser os primeiros a serem colocados em prova.
    A palavra de Deus no diz que toda autoridade advém de Deus.
    É todo aquele a quem muito for dado; muito será cobrado.
    Então prepare o lombo; pois pratiqueis a justiça e vivais na justiça.

  121. Anderson disse:

    Uma vergonha juízes promotores pregam a investigação contra a corrupção, no final são todos iguais, recebendo auxílio moradia com imóveis próprio isso é roubo.

  122. Bom disse:

    Um país onde o salário mínimo é ridículo, pagar auxílios para juízes e procuradores parece piada

  123. Marciano disse:

    Boa tarde ! As mudanças nos contratos licitatório na minha cidade já chegaram. Com lava jato bem ativa pregões estão acontecendo as claras e com reduções bem significativa a favor do município. Isso nunca aconteceu. Antigamente percebemos que todo contrato era fraudado afim de beneficiar alguém ou conjunto de pessoas. Agora estão borrando de medo de roubar…

  124. Claudio r de sa disse:

    O BRASIL de nossos atuais brasileiros onde se cultua travestis como o melhor dos showmen e onde o funk tem legiões de fãs e para se esperar.
    Nao sou homofóbico, pelo contrario, acho que todos tem direitos as suas preferências, mas nos obrigar a aceitar como um cantor…ai já é invadir meus direitos ao bom gosto musical.
    Para completar, aceitar “musicas como o funk e tendo que aceitar isso e estrangular o bom senso.
    Então ouvir e ler criticas contra o bom senso, honestitade, direitos reais, e verdadeiros paladinos e comum….pois o sensionalismo de reporteres totalmente despreparados criticando aquilo que na verdade “ouviu falar” e o contrassenso ditando as regras de “profissionais” despreparados e sem sentido.
    E muito complicado para mentes tão pequenas que cha mais facil seguir uma linha de críticas prontas e copiadas.
    Esse e o nosso BRASIL.

  125. Margarete disse:

    A mídia, todos sabemos, tenta manipular qualquer assunto Para que traga audiência. O trabalho do Dr. Sergio Moro e colegas é técnico e muito bem executed. Qualquer crítica contrária sabemos que é maldosa e com interests excusos.

  126. Dnval de Souza disse:

    Juízes precisam ganhar bem pra suportar a pressão…kkkk e os outros cidadãos? O preço para não se corromper é o acúmulo de auxílio moradia? O senhor é um grande hipócrita.

  127. Roberto Puglia disse:

    Que lástima. Auxílio moradia pra juiz é inaceitável pela sociedade que paga impostos e não recebe saaude, educação, saneamento, segurança, entre outros direitos básicos do cidadão, enquanto a esbórnia desses pseudo juízes afrontam a sociedade.

  128. Reynaldo Pereira disse:

    Caro senhor, o título e comentários de sua “reportagem” mostram quão, rasteira, preconceituosa e tendenciosa é sua percepção de realidade. O que cansou não só a “midia” mas principalmente a população não televisio-direcionada é o fato de que, “os exemplos” em alguns casos os supra-citados, não teem o mínimo de compostura ética para apontar o dedo,muito menos julgar a maioria dos corruptos do Brasil, que como parece ser são só os políticos do PT.
    LHE FALTA ALÉM DE ÉTICA, VERGONHA NA CARA.

  129. Mauricio Oliveira disse:

    Muito bem escrita e ponderada. Precisamos de mais informações desse tipo

  130. Leonardo Paiva disse:

    Como pode afirmar que o povo cansou da Lava Jati, coisa de vermelhinho mesmo!!!! O povo cansou foi da falta de justiça e da sem-vergonhice dos políticos e das autoridade deste país!!!

  131. Ildefonso disse:

    Se o Moro receber mais 10 auxilios moradia , ainda é pouco pelo que fez e está fazendo pelo Brasil e o mundo .

  132. Anonimo disse:

    Mais pura verdade…sinceramente me custa entender essa idolatria que muitas e muitas pessoas das mais diversas classes socias e setores tem por esse cidadão chamado lula, essa caça a juízes e procuradores nada mais é do que uma retaliação pelos feitos da lava jato e seus agentes. Agora claro se há irregularidades nesses auxílios que se corrija então, mas não desviemos o foco.

  133. Fernando Azevedo disse:

    Parabéns pelo excelente texto, que é de uma lucidez cristalina! É preciso colocar cada coisa no seu devido lugar, para que o nome desses grandes Juízes e Procuradores, cidadãos que muito têm feito pelo país, não seja manchado por jornalistas e blogs sujos, que não possuem nenhum compromisso com a verdade. Que sigamos na luta pela verdade, sempre!

  134. José Nilton Soares disse:

    A respeito de auxílio moradia para juízes e procuradores se eles pensar bem então também todos deve ser c9ndenado se Lula foi condenado por um apartamento então Sérgio moro é todos os outros deve ser condenado também que falta de moral neste país será que o Sérgio moro recebe menos de 5 mil reais é não tem como pagar um aluguel me poupe ne moro r os procuradores maia seja coerente isso também é ilegal será que um procurador não ganha o suficiente para se manter

  135. Licia Oliveira disse:

    Quando todos acordarem, será tarde.
    O Brasil será ruína.

  136. Augusto Filho disse:

    A gravidade das coisas não pode ser analisada pelos valores em jogo.
    Importante é a questão relativa.
    Que acesso tem Juízes e Procuradores? Acesso a uma parte do Orçamento do Judiciário, que é 1,5% do Orçamento da União.
    Já um Presidente da República tem acesso às 98% do Orçamento da União.
    O Auxílio Moradia de 4 mil e poucos reais por mês, aproximadamente 50 mil reais por ano, equivaleria a um desvio de 3,3 milhões de reais por ano no Executivo.
    Ocorre que um juiz não tem acesso ao total de 1,5% do Orçamento do Judiciário, apenas os Presidentes de Tribunais Superiores e os Presidentes dos TJs tem isso.
    Já um Presidente da República tem acesso a praticamente 100% do Orçamento da União na parcela que cabe ao Executivo.
    Logo, Juízes que recebem Auxílio Moradia indevidamente são corruptos na medida do próprio alcance, tanto quanto políticos condenados na Lava-jato e como a esmagadora maioria dos brasileiros.

  137. Edil c santos disse:

    Resumindo, não há ni.mguem integro? Eu concordo. Nem juízes nem procuradores nem políticos. Então qual o problema de se questionar quem recebe um benefício ilegítimo? Se fosse( e certamente existem) um político, aí seria normal? Confuso o texto. Não somos todos iguais perante a lei? Ou eles são mais iguais que os outros?

  138. Guinter disse:

    Difícil ver uma matéria tão sincera na imprensa brasileira.

  139. Juliano Dal Pra disse:

    Os que ficam contra os juízes e procuradores estão afavor da corrupção afavor desses políticos que estão dilapidando o patrimônio público essa imoralidade esse descaso com a saúde a educação não consigo entender.

  140. Claudinei Frutuoso disse:

    Acredito que o autor tenha seus motivos para defender os juízes e procuradores. Eu tenho minhas dúvidas quanto a bondade e seriedade dos mesmos. Claro que o fato de um Juiz julgar corruptos que usam laranjas para ocultar patrimónios é louvável, mas se o indivíduo se propõe a fazer justiça. Que receba seus proventos de forma justa e não aceite os penduricalhos para elevar seus ganhos, que inclusive ultrapassam e muito o teto constitucional. E lembre-se o juiz, o promotor, o procurador, são funcionários públicos e não anjo vingador provido de divindades.

  141. Paulo R L Correa disse:

    Desejo aos professores estaduais um salário inicial com valor de auxílios dado ao funcionário públicos do judiciário, ah, e com isenção de impostos.

  142. Claudina disse:

    A defesa da imoralidade.

  143. Marileide C B Melo disse:

    “Repetir uma tese é uma maneira de cristalizá-la na mente das pessoas.” O texto acima escriescrito vale para o que se fez com a Presidenta Dilma, quando quiseram tira-lá do poder? Até por centavos na gasolina se fazia reportagens nacionais que não se vê agora por motivos muito maiores. Explica-se querer apagar da memória das pessoas o programa de governo do PT?

  144. Vilmar martins da silva disse:

    Este judiciário é mais corrupto que todos os políticos. E eles só perseguem o pt os outros partidos eles fazem vistas grossas. A maior vergonha do Brasil é este judiciário.

  145. Ismael disse:

    Tão de brincadeira,
    Os meninos de apt, , arautos da justiça e bons costumes, com suas idéias, fora da relatividade brasileira.
    Geraram a pior crise do país e podem em rua o a democracia,
    Juiz pra ser político, tem se colocar no crivo do voto, pra daí começar a dar ideias de uma nação melhor.

  146. Taís Vasconcelos Rivetti queiroz disse:

    O legislativo é uma grande quadrilha criminosa! Eles querem a inversão dos valores. Querem que o réu vire vítima.
    E digo: são poderosos!!!
    Devemos agradecer eternamente a esses juízes e promotores, pois eles começaram uma faxina histórica no Brasil. Precisamos despertar nas pessoas honestas, a necessidade que façam parte da política, para que as mudanças continuem.

  147. João Bid disse:

    Você cobra ética do artista do farol, mas é tolerante com quem ganha acima do teto constitucional. Seria isso preconceito? O que vc acha?

  148. Marcio de Jesus rosa disse:

    O que. Estão fazendo com os juízes, fizeram com o exército, ditadura nos estamos vivendo agora, os políticos, os policiais, estão fazendo o que quer com a população, isso sim é ditadura.

  149. JFerreira disse:

    Artigo Ilário. Defender o indefensável. Teu artigo parece uma velha frase do passado próximo, ROUBA MAS FAZ. Vocês tem que saber que errado é errado. Comprovadamente errado. Não importa a quantia, qualquer valor ilegal é desonesto. Mais errado ainda para conhecedores da Lei, pois está agindo inversamente, em.vez de cuidar dos valores públicos estão se apossando.

  150. FRANCISCO DIAS DE LIMA disse:

    É inegável a contribuição que o judiciário e os procuradores da República junto á operação lava jato tem dado ao país, na luta contra a corrupção, mas precisamos ser coerente em todos os viés de irregularidade. Um magistrado brasileiro em início de carreira ganha 3.5 mais que um colega seu na Alemanha; depois vem os infinitos auxílio moradia, auxílio palitor, auxílio livros e muitos outros.É o jeitinho brasileiro de ser. Vamos combinar que, moralidade não é só para os outros, excelências.

  151. Anderson disse:

    condenar nao tem nada haver com o problema do auxílio moradia. Hoje nos brasileiros vivemos um problema muito sério: as contas públicas a beira de um colapso. Então tudo que não é correto conforme a constituição tem que ser corrigido. Lembrando que a lei e para todos.

  152. Martins disse:

    Só podia ser coxinha esse que defende auxili moradia de juizes e procuradores

  153. Célio José disse:

    Mexer com os outros é fácil!
    Quero ver se são mesmo justos e profissionais defensores da constituição se começarem a caçada aos super salários do judiciário.

  154. Martins disse:

    Todos sabem que o valor do auxilio moradia de cada juiz e procurador pode salvar 20 familia de baixa com R$ 200, 00… só comentarista coxinha que tampa o sol com a peneira…

  155. Mendonça disse:

    Excelente e lúcida matéria.
    Parabéns!

  156. Fabio disse:

    Muita boboseira, esses juízes, ou o que for não jogam, na esfera do equidade e tratamento impessoal, merecem ser criticados mesmo. São entidades acima de tudo políticas, que é algo abominável pro estado de direito.

  157. Arthur disse:

    Não é interessante que a justiça, ao invés de ter a perna puxada pela inusitada mania de condenar alguém pela mídia, com vazamentos seletivos e ilegais, e pela “convicção “, esteja sendo alvo da mídia justamente pelas suas falcatruas ? Explico: leis são feitas por legisladores que imaginam que ser amigo da classe judicial poderá lhes ser útil no futuro. Então, facilmente cedem a pequenas pressões de dirigentes do corporativismo daquele poder. E vão acumulando absurdos privilégios, adicionando–lhes aos salários que, por sinal, não descontam IR sobre os privilégios. Isto, caro colunista, é corrupção em estado puro e defendida pelo corporativismo mau caráter. Ia me estender no assunto para chegar aos comissionados .Mas desisti. Peço que um belo dia coloque em pauta este tema. E muito mais sério e deprimente do que as petropropinas.

  158. ziro disse:

    Na minha opinião, o maior problema do Brasil, a causa primaria e principal do descumprimento das leis, das injustiças sociais, é o poder judiciário, comandado por uma casta que não respeita o patrão, ou seja, o cidadão que não tem qualidade de serviços públicos como saúde, educação e segurança, que paga uma das maiores cargas tributárias do planeta, quase que exclusivamente para ostentação desta casta monárquica que assiste esse desastre na omissão aliada com os desmandos políticos, há exceções, orgulho nacional, exemplo o juiz Sergio Moro. O resto abusa do dinheiro público com mordomias, férias prolongadas, pontos facultativos de véspera de feriado, super salários carregados de mega auxílios, entroca de um péssimo serviço jurisdicional, por exemplo, os planos econômicos verão, bresser, plano collor, das cadernetas de poupança, que estão por ordem judicial paralisados em prol das poderosas instituições financeiras, baixas indenizações por danos morais, jurisprudência defensivas dos tribunais…. Até que enfim o povo está acordando!!!

  159. Christina Alkmim disse:

    Não são vítimas, são vilões. A imprensa não e moralista, é oportunista, age de acordo com seus interesses. O Judiciário é o único Poder do Estado cujos cargos não são eletivos. Juízes tem cargo vitalício, 60 dias de férias, a maior punição que sofrem é a aposentadoria compulsória com vencimentos integrais ganham quase 40 salários mínimos e ainda inventam “penduricalhos” (auxílio-moradia é apenas um deles) pra fraudar a lei é ganhar acima do teto constitucional. E por força de uma liminar, que eles mesmos deram, óbvio, não recolhiam Imposto de Renda (não sei se essa medida subsiste). E os imperadores podem ser criticados.

  160. Aguinaldo cordeiro da Silva disse:

    Pouca vergonha,,esses caras só querem aparece.

  161. Flavio disse:

    Cambada de canalhas. Aonde já se viu um juízo aplicar coercitiva e mandar conduzir pro aeroporto. A condução de ser pro juízo e não pro aeroporto. Hipocrisia tem nome e moro é o mote da maldade.

  162. Rianna disse:

    Fazem um trabalho Sujo esses crápulas nojentos. ODIAMOS INJUSTIÇA E FACISTAS COMO ELES. A população não é burra e sabemos que são partidários pois a sujeira do PSDB eles escondem. São uns folhas da puta e a população não aceita a traição e o entreguismo das nossas riquezas aos EUA, planejaram junto com oa EUA pra acabar com a nossa Nação e ferrar toda a população com o Golpe jurídico e o entreguismo de nossas riquezas aos amiguinhos desses momentos aos Americanos. Traidores da Pátria merece a prisão perpétua

  163. Rianna disse:

    Por causa desses filhos da puta estamos perdendo todos os nossos direitos sociais, por causa dessa ditadura e toga nos perderemos até o direito de nos aposentar. São uns facistas nojentos e crápulaa os 3 cheios de ódio nazista no coração deles, eles odeiam pobres e fazem tudo pra ferrar a população enquanto recebem salário acima do teto, auxílio moradia tendo casa própria, e não justifica dizer que é pra compensar salário defasado pq toda a população do Brasil então teria que receber. TA NA HORA DE MANDAR OS 3 VAGABUNDOS PRA CADEIA, ALIAS PASSOU DA HORA PORQUE ESSES TRASTES NAO SÃO DEUSES NA TERRA. E TEM MAIS MINHA CASA MINHA VIDA É PRA PESSOAS SUPER POBRES E NÃO PRA RICIS JUÍZES CANALHAS QUE USAM O QUE ERA PRA SER PRO POBRE.

  164. BETO disse:

    Esses trastes não tem moral nenhuma são os mais corruptos que existem porque enchem o Bolso de Propina pra não prender PSDB. Toda a Corrupção do Brasil começa por essa Cirja Maligna da Lava Jato

  165. Miguel Santos disse:

    O que ainda funcionará no Brasil?

  166. Julio disse:

    Tem que acabar mesmo com estes supersalarios e estas super bolsas. Sou professor universitario e vivo honestamente com meus 4.000 de salario. Agora o.juiz quer 4.300 so de bolsa moradia?????? Bando de mercenarios. Pra ser honesto nao precisa ganhar 30.000 mes. Tem gente que passou, o mesmo tempo que um Juiz, estudando numa faculdade. GANHA 2.000 E NUNCA PRECISOU SER DESONESTO

  167. Glauco Borges Brum disse:

    Simos gratos aos nossos juízes que enfrentam as mais diversas adversidades para trabalhar de forma correta , fazendo um excelente trabalho para limpeza do nosso país . Parabéns , Nós apoiamos de coração e alma !

  168. Absaí Francisco Santana disse:

    Eles teem que ser exemplos. Pregam e praticam a moralidade nos outros, porém, vivem na imoralidade.
    Precisamos deles, como íntegros.

  169. Mariza disse:

    Juízes parciais isso sim, a serviço do imperialismo norte americano! O objetivo da lava jato é claro, só não vê quem não quer, criminalizar somente o PT e impedir uma candidatura popular pra que a direita com a as petrolíferas e grandes empresas mundiais possam tomar conta do Brasil privatizando tudo, principalmente nos água e nosso petróleo! O que o FBI e CIA tem que vir aqui e fazer reunião com empresários, judiciário, FBI, sobre corrupção sendo que osUsa são o país mais corrupto do mundo? O judiciario brasileiro é cerca de 6 vezes mais caro pra o povo brasileiro do que o mais caro do mundo! A mídia então nesse momento está fazendo seu papel que é acabar com a lava jato pq o papel dela era somente atingir Lula é o PT! Bando de entreguista anti nacionais !

  170. Maria Clara dos Anjos disse:

    kkkk….sem.comentários… a mídia malvada luta contra o auxílio moradia dos intimoratos franciscanos … kkkk… ô…figura…ganhou quantos furos e exclusivas para escrever essa matéria destrambelhada ? Pergunta: os coitadinhos vao pagar o imposto de renda sonegado com a mentira indenizatória ? Um crime impune igual a tantos outros … Depois que pagarem eu os defenderei dos malvados corruptos e da mídia safada, prometo…

  171. ziro disse:

    Na minha opinião, auxilio moradia e outros da espécia é desvio de dinheiro público que deveria servir a sociedade como saúde e educação. Teto constitucional deve ser respeitado, caso contrário é ilícito, desrespeito ao patrão-consumidor-contribuinte.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.