O jornalista Realle Palazzo-Martini, ex-secretário de Comunicação de Goiânia e ex-coordenador de Comunicação da OAB-GO, participa como co-autor do livro “100 Vozes pela Democracia: Um Mosaico de Reflexões da Sociedade Brasileira Frente à Ascensão da Extrema Direita Reacionária”, que será lançado nesta quarta-feira, 25 de outubro, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal, em Brasília.

Obra apresenta artigos científicos de cem importantes intelectuais, políticos e militantes brasileiros, refletindo sobre a conjuntura da democracia no país nos últimos anos. Foto: reprodução

Organizada pelo observatório Direitos Já! Fórum pela Democracia e editada pelo Conselho Editorial do Senado Federal, a obra apresenta artigos científicos de cem importantes intelectuais, políticos e militantes brasileiros, refletindo sobre a conjuntura da democracia no país nos últimos anos, especialmente durante a pandemia do coronavírus.

Destacam-se contribuições de renomados nomes nacionais, como Fernando Gabeira, Randolfe Rodrigues, Eduardo Suplicy, Flavio Dino, Geraldo Alckmin, Gleisi Hoffmann, Cristovam Buarque e Leci Brandão. Realle Palazzo destaca que a obra busca analisar a efetivação de direitos e da cidadania nos últimos quatro anos, reforçando a defesa e celebração dos fundamentos democráticos da república brasileira.

O artigo do jornalista analisa minuciosamente o cenário da imprensa no Brasil durante o governo de Jair Messias Bolsonaro, destacando a deterioração da liberdade de imprensa e a crescente ameaça ao direito constitucional à informação, fundamental para a cidadania. Ele observa que a liberdade de imprensa retrocedeu consideravelmente, transformando o jornalismo em uma atividade de risco, com a mídia sendo rotulada como ‘inimiga do Estado’. O autor destaca que a desinformação floresceu como uma estratégia associada ao propósito fascista, envolvendo milícias digitais e armadas que apoiam o presidente. Diante desse quadro, a restauração da verdade e a reintegração da informação ao ecossistema da verdadeira liberdade de expressão tornam-se imperativas para os defensores da democracia no país.

Sobre o jornalista

Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Estratégica pela Universidade de Florença, Palazzo é reconhecido em comunicação pública e governamental de Goiás, tendo atuado em dezenas campanhas eleitorais exitosas, de forma consultiva e no assessoramento direito.

Atuou como editor-executivo do jornal Diário da manhã por mais de 10 anos, foi diretor de Jornalismo do portal GBrasil; e editor do portal Brasil247; é servidor efetivo do Governo de Goiás e esteve à frente da Comunicação da OAB-GO antes de ocupar a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Goiânia, cedido pelo Estado.