Euler de França Belém
Euler de França Belém

Jornalista Julio Maria publica biografia de Elis Regina, a maior cantora brasileira

Nada Será Como Antes” (Master Books, 424 páginas), do jornalista Julio Maria, do “Estadão”, é a biografia da maior cantora (popular) brasileira. Trata-se de um livro autorizado pela família — o que não quer dizer edulcorado ou hagiográfico. “Furacão Elis”, de Regina Echevarria, não agradou aos familiares.

O livro chega às livrarias no dia 17 deste mês. Para matar a curiosidade dos leitores, publico a sinopse fornecida pela editora no site da Livraria Cultura:

“O livro ‘Elis Regina — Nada Será Como Antes’ narra a vida de Elis desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava ‘Fascinação’ ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida.

“Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos. A ideia de escrever a biografia surgiu por meio de um convite da editora ao autor. No começo, o perfil do livro era uma homenagem, mas conforme o autor foi descobrindo mais histórias e avançando nas entrevistas, viu que havia muito mais o que contar. Pessoas importantes que até então nunca haviam se pronunciado — como dezenas de músicos que tocaram com ela.

“Depois de dois anos em campo — durante esse tempo foram inúmeros arquivos consultados e 126 entrevistas, a maioria delas feitas pessoalmente —, o autor começou a colocar a história no papel. ‘Mesmo quando parei para escrever, as histórias continuavam a aparecer, e o livro ganhava novas partes de tempos em tempos. Ele ficou vivo o tempo todo. E confesso que, se pudesse, estaria neste momento colocando mais histórias’, conta.

“‘Não vivi a era de Elis. Quando ela faleceu, em janeiro 19 de janeiro de 1982, eu tinha 9 anos de idade, e diante dessa personagem gigante, fui o que sou há 16 anos — repórter. Me joguei com o respeito que a história merecia, mas sem nenhuma tese a defender. Creio que o olhar descontaminado de paixões ou ódios ajude a traçar um perfil mais humano e menos divino’, diz o autor.”

3
Deixe um comentário

3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Luciana

Olá pessoal,
Boa noite!
Só para informá-los, o livro já está disponível para a compra em diversas livrarias: Curitiba, Travessa, Cia dos Livros, Empório do Livro, Cultura, Saraiva, Martins Fontes…etc

Cassia

A familia da Eis Regina sabe que tem um nome de rua na cidade de São José do Rio Preto-sp, uma rua com o nome dela?

Angela

a historia é maior e gostaria de uma reportagem investigativa pra completar teu trabalho querido Julio. Depois da morte de meu vizinho, fotos dele na infancia foram reveladas e la esta Elis Regina (cantota e adolescente) com um bebe e com o pai de Flavio Roberto e namorado de Elis Regina. Ele faleceu com 51 anos de idade e na época na boemia do bairro Navegantes Elis cantava nos bares e a gravidez atrapalharia sua vida de pimentinha!
Seria interessante o Brasil conhecer estas fotos do irmãomais velho de Maria Rita.