Dois leitores — e, antes deles, vários outros — me pedem uma avaliação do trabalho do jornalista Oloares Ferreira como apresentador do “Balanço Geral”, da TV Record.

Basicamente, os leitores querem saber se avalio o “Balanço Geral” como “sensacionalista” e se, ao apresentá-lo, Oloares Ferreira “excede”.

Qualquer análise de minha parte fica prejudicada porque, não tendo interesse pelo “telejornal” da Record, praticamente não o vejo.

Anos atrás, Oloares Ferreira trabalhou comigo, na redação do Jornal Opção. Era um excelente repórter investigativo. Apaixonado pelas ruas, não recusava nenhuma pauta. Dizia-se: “Precisamos de um repórter para uma pauta em Brasília…”. Antes que o editor terminasse a frase, o repórter respondia: “Eu irei. Estou pronto”. Voltava com o assunto da pauta esmiuçado e, por vezes, com outras pautas, de sua própria iniciativa.

Na televisão, pelo que percebo, não é muito diferente. Ele poderia ser apenas apresentador, pois é pago para tal desiderato. Entretanto, mantém o interesse pela reportagem e, aqui e ali, está indo diretamente “colher” os fatos, sem a intermediação de outros repórteres. O perfil dele é ligeiramente parecido com o de César Trali, da Globo e da GloboNews, que, a despeito de ser apresentador, se mantém como repórter-apurador.

O formato do “Balanço Geral”, assim como o trabalho de José Luiz Datena Júnior, do “Brasil Urgente”, da Band, não me agrada. Passo ao largo do jornalismo-gritaria, ou, mais propriamente, do jornalismo-justiceiro.

Não apreciar o “Balanço Geral” não equivale a sugerir que o trabalho de Oloares Ferreira é ruim. Não é. Dentro do modelo que ele se propõe a fazer, o programa da Record não é malfeito. Se fosse, não teria tão bem-sucedido. Mas poderia ser menos sensacionalista, menos impositivo, menos justiceiro? Acredito que sim.

Em suma, se o “Balanço Geral” não tem o meu apreço, porque não combina com a minha percepção do que deve ser o jornalismo, pondero que Oloares Ferreira é um jornalista de primeira linha. O modelo do programa, por sinal, não foi criado por ele.