Jornal Opção obtém mais de 1 milhão de acessos num mês
31 maio 2014 às 11h11
COMPARTILHAR
Aferição do Google Analytics, à disposição do mercado empresarial e publicitário, revela que, em 30 dias, o Jornal Opção obteve mais de 1 milhão de acessos. Precisamente, 1.117.772, até sexta-feira, 30.
A criação de um portal, que ampliou a exposição das reportagens, e a adoção de um sistema mais eficiente de divulgação nas redes sociais contribuíram, de maneira decisiva, para o aumento do número de acessos.
Na redação, da jovem Ketllyn Fernandes — uma das responsáveis pelo sucesso da edição online — ao veterano Cezar Santos, um dos responsáveis pela qualidade do texto final do jornal impresso, todos dizem que “o céu é o limite”. O motivo é simples: o acesso é crescente e, afirma o consultor Carlos Willian Leite, “sustentado”.
O portal, criado sob inspiração da diretora e editora Patrícia Moraes, é apontado noutras redações como exemplo de como se pode combinar um produto mais analítico — o material do jornal impresso (que ganhou fôlego na internet) — com o jornalismo diário.
O Jornal Opção, além de semanário, na sua versão em papel, é diário, na internet. O que chama a atenção é que, mesmo correndo contra o tempo, o jornal consegue ser analítico em sua versão online. Claro que nem todos os textos são analíticos, mas parte deles comenta e analisa os fatos.
Sobretudo, os repórteres do Jornal Opção Online — Ketllyn Fernandes, Thiago Burigato, Thiago Araújo, Marcello Dantas, Sarah Teófilo, Marcelo Gouveia e Nathália Barros — são responsáveis por vários furos de reportagem que, no dia seguinte, às vezes são apresentados como “novidades” nos jornais diários. Os leitores costumam sugerir, nas redes sociais: “Leia hoje no Jornal Opção o que você vai ler amanhã nos jornais diários”. Pode parecer brincadeira, mas não é. Editores e repórteres de jornais impressos e onlines usam muitas informações da edição online do Jornal Opção como pauta para reportagens. Isto não incomoda a redação, que avalia que mais importante que se envolver em questiúnculas é apresentar um produto de qualidade, referencial, aos seus leitores.
Numa reavaliação de seus conceitos sobre acesso — a internet é uma revolução ainda não muito bem assimilada ou digerida pelo mercado —, as agências de publicidade precisam verificar o que está acontecendo de fato no meio jornalístico. Os dados aferidos pelo Google Analytics estão à disposição de agências e anunciantes.