Euler de França Belém
Euler de França Belém

Jornal Opção faz 39 anos com mais de meio milhão de acessos por semana

Patrícia Moraes Machado e Herbert Moraes: jornalistas e empresários responsáveis pelo amplo e histórico sucesso editorial do Jornal Opção / Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Patrícia Moraes Machado e Herbert Moraes: jornalistas e empresários responsáveis pelo amplo e histórico sucesso editorial do Jornal Opção / Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Não é qualquer dia que um jornal (ou uma empresa) completa 39 anos, quase meio século. O Jornal Opção, que fez 39 anos na semana passada, é uma criação do jornalista e economista Herbert de Moraes, hoje dirigido por sua filha, a jornalista Patrícia Mo­raes Machado. Leitor da imprensa al­ternativa, aquela que combatia a ditadura com inteligência, coragem e talento, o jornalista decidiu criar, não um simulacro, mas um jornal ativo, regional mas sem perder a universalidade.

Criado nos tempos da ditadura, que na época tinha 11 anos, o jornalismo comandado por Herbert Moraes enfrentava sua fúria ao fazer reportagens e análises inteligentes e sutis. Talvez tenha sido o jornal goiano que percebeu a oportunidade da distensão/Abertura, do governo Geisel ao governo Figueiredo, com mais perspicácia. Publicou reportagens questionadoras e abriu amplo espaço àqueles que defendiam a Anistia dos presos e dos exilados políticos.

Hoje, como antes, o forte do Jornal Opção é sua capacidade analítica. Durante a campanha eleitoral, enquanto as oposições combatiam um governador Marconi Perillo “mutante”, sem compreendê-lo, o jornal apresentou algumas ideias que nortearam o debate. Primeiro, o jornal disse que Marconi estava recuperando sua popularidade por intermédio da gestão. De fato, o gestor recuperou o político e, em seguida, o político potencializou o gestor. Segundo, o jornal frisou que Iris Rezende era o opositor “adequado” para o tucano-chefe. Por­que, além de não ganhar dele, impedia a ascensão dos novos, dada sua es­trutura partidária e nome cristalizado. Marconi Perillo derrotou Iris Re­zende, mas foi este quem derrotou Vanderlan Cardoso e Antônio Gomide.

As 39 anos, com corpinho de 20, quer dizer, sempre novo, o Jornal Opção mantém o semanário impresso e o Jornal Opção Online. Na semana passada, o jornal obteve 526.605 visualizações únicas — mais de meio milhão.

O Jornal Opção se tornou um veículo de dimensão nacional. Na semana passada, obteve alta visualização nas principais cidades do país: São Paulo (só a capital) — 65 mil; Rio de Janeiro — 51.072; Brasília — 24.783; Belo Horizonte — 22.579; Porto Alegre — 12.920. Em Goiânia, sua base, foram 113.690 visualizações.

6 respostas para “Jornal Opção faz 39 anos com mais de meio milhão de acessos por semana”

  1. Avatar Jota Marcelo, Uruaçu disse:

    Parabéns!

  2. Avatar Jales Naves disse:

    Os
    cumprimentos ao “Jornal Opção” pelos 39 anos de um jornalismo sério,
    analítico e de conteúdo, servindo de referência e consulta. Realiza um trabalho
    consistente e de envergadura. Parabéns aos jornalistas Herbert de Moraes, Euler
    Belém e Patrícia Moraes Machado, seus diretores, e à equipe.

  3. Avatar Ricardo Borges disse:

    Parabéns, Herbert e Patrícia! Conheço sua garra e determinação! Goiás agradece a competência de vocês!

  4. Avatar Antônio Oliveira disse:

    Opção é parte fundamental da história política e cultural de Goiás. Nossos parabéns.

  5. Avatar Bosco Carvalho disse:

    Parabéns a todos os colegas que fizeram ou que ainda fazem parte do Jornal Opção o veículo sério, de bom gosto, com excelentes matérias, reportagens, artigos e editoriais em seus 39 anos de circulação.

  6. Avatar Celso Assis disse:

    Como um jovem universitário, apenas me resta agradecer ao JORNAL OPÇÃO pela impressionante qualidade de seu material e aos jornalistas e toda a equipe do jornal pelo seus valorosos trabalhos. Eu conheço o jornal de outros carnavais, mas apenas em 2014 que me dediquei a lê-lo semanalmente e não me arrependo. Aquele abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.