Euler de França Belém
Euler de França Belém

Jornal digital de Yoani Sánchez obtém sucesso no mundo todo, mas é proibido em Cuba

Editado numa ditadura cruenta, o jornal digital “14ymedio”, articulado pela notável Yoani Sánchez, já se tornou um sucesso internacional. Detalhe: pode ser lido em qualquer país, menos em Cuba. Os especialistas do G2, o serviço secreto cubano, montado pela Stasi, bloquearam o jornal. O resultado é que os cubanos não estão conseguindo acessá-lo. Quando tentam são direcionados para uma página na qual Yoani é apontada como “agente da CIA”. Piada maior, claro, não há: Yoani é pobre, como a maioria dos cubanos, exceto Fidel e famiglia. Segundo livro de um ex-guarda-costas do tiranossauro rex, Fidel vive no luxo. A “Forbes” publicou indícios de que pelo menos 1 bilhão de euros ou dólares em bancos europeus.

O curioso é que exatamente aqueles que defendem o embargo econômico a Cuba são os mesmos que defendem a censura no país de Fidel “Batman” Castro e Raúl “Robin” Castro — o único problema é que, no caso, a dupla, burocrática, nada tem de dinâmica.

Com todas as dificuldades, pois todos que escrevem para o jornal são vigiados, o produto é bem feito, crítico, e não contém excessos. O jornal pode ser lido no link http://www.14ymedio.com.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.