Euler de França Belém
Euler de França Belém

Jornais dizem que Roriz teve 2 dedos do pé amputados, como se ele só tivesse um pé

Ante a gravidade dos problemas de saúde do ex-governador, trata-se de uma questão menor. Mas seria importante publicar a informação precisa

Joaquim Roriz e sua filha, Liliane Roriz

O portal Metrópoles, do ex-senador Luiz Estevão, que cumpre pena na Papuda, revelou que no sábado, 26, médicos do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, haviam amputado dois dedos “do pé” do ex-governador Joaquim Roriz. Posteriormente, o “Correio Braziliense” fez reportagens dando a mesma notícia: Roriz teve dois dedos “do pé” amputados.

Fica-se com a impressão de que Joaquim Roriz tem apenas um pé, e não dois. É preciso esclarecer que ele tem os dois pés, pois nenhum foi cortado. Mesmo assim, as reportagens induzem a pensar que só tem um pé. Porque dizem que foram amputados dois dedos “do pé”. Esquecendo que Roriz tem pé direito e pé esquerdo.

Ante a gravidade do estado de saúde do ex-governador, o comentário é mera questiúncula. Porém, como os jornais têm o hábito de corrigir os erros alheios, fica a questão para os editores e repórteres refletirem. É preciso esclarecer se Roriz teve um dedo amputado do pé direito e um dedo amputado do pé esquerdo ou se teve dois amputados apenas num pé. Trata-se de aceitar que a precisão jornalística — afinal, Deus está nos detalhes —, por mais que às pareça não ter importância, é necessária. É jornalismo.

1
Deixe um comentário

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Wess

R i d i c u l o