Euler de França Belém
Euler de França Belém

Jorge Pontual, aos 66 anos, é o charme e a inteligência fina do Em Pauta, da Globo News

O jornalismo do “Em Pauta”, da Globo News, parece leve e, portanto, superficial. De fato, aqui e ali, há comentários perfunctórios sobre política, economia, cinema, livros — quase no estilo do Faustão: “o melhor do país”. Mas os comentários de Eliane Cantanhêde, Gerson Camarotti, Mara Luquet (mesmo quando incentiva a investir, recomenda cautela, bom senso) e, sobretudo, Jorge Pontual.

Quem diria: o mineiro Jorge Pontual [acima], 67 anos em novembro, com sua cara de menino travesso, talvez tímido por se expor tanto num programa de massa, é o charme do programa. Ele informa com competência, se envolve com aquilo que pesquisou e está revelando para os leitores, e tem cultura. Além disso, sua graça parece espontânea e não raro tem tutano para enfrentar o politicamente correto. É um Paulo Francis aristocrata.

Guga Chacra, o garoto (fora do lugar) da turma, além da voz irritante, não treinada para a comunicação com o público televisual, divulga informações como se fosse um robô, quer dizer, como se não tivesse assimilado aquilo que está propagando. Parece que sabe das coisas, mas tem dificuldade de processar e sintetizar as informações. Quando Guga Chacra aparece no lugar de Jorge Pontual, dado o revezamento da equipe, o “Em Pauta” fica fragilizado, meio, digamos, “Sem Pauta”.

Eliane Cantanhêde começou hesitante, titubeando — era (e é) um profissional mais de jornais impressos, agora está no “Estadão”, e muito bem, motivada —, é uma comentarista do primeiro time. No momento, só está perdendo terreno, se está, para a excelente Renata lo Prete. Fica-se com a impressão, quando se ouve Lo Prete falando, explicando os fatos, arrancando-lhe a alma, que nasceu para a televisão. A ex-ombudsman da “Folha de S. Paulo” consegue entender e explicar os fatos com rapidez e inteligência, com segurança e isenção. Craquíssima.

Gerson Camarotti, com a aquela bochechona de padre velho e gordo e sua fala pausada e cansativa, é, acima de tudo, um excelente repórter. Ele é seguro e bem informado.

Bete Pacheco [acima]é tão linda e charmosa — este comentário é mesmo idiossincrático — que nem sempre acompanhamos o que está falando. Se a objetividade entra em questão, aí percebe-se que Bete Pacheco é mais repórter do que comentarista. Mesmo quando aparentemente está comentando, opinando, na verdade está reportando. Falta opinião e firmeza nos seus comentários. Não é, mas às vezes sua divulgação cultural soa como publicidade.

Sérgio Aguiar [acima] é simpático, rápido no gatilho e nenhum outro jornalista da Globo News apresenta o programa tão bem. Ele é um dos responsáveis pelo “clima” descontraído do “Em Pauta”.

8
Deixe um comentário

8 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
adriana

Além de lindo ,inteligente,bem humorado ,fino ,educado ,perfeito,colírio para a mulherada !! não perco um programa ,acordo com saudades…

Walter Junior

Vou “discordar” da sua opinião. Bete Pacheco não é só uma mulher bonita, mas, ela é bem “informada” sobre as “pautas e novidades” que vão surgindo. O Programa é que “exige” dela manifestar-se sobre matérias as mais variadas e ninguém neste mundo é obrigado a saber “tudo” em “profundidade”. A Eliane está mais a vontade com o veículo (televisão) e suas opiniões são pertinentes e repercutem. Jorge Pontual é tudo o que o senhor disse e mais um pouco. Sabe se colocar. O Guga é bem informado e esclarece o que tem acontecido mundo afora.

Maria Eliza de Abranches Lopes

O que aconteceu com Jorge Pontual que ele não tem aparecido no programa Em Pauta?

John Doe

O Jorge pontual que apaga os próprios tuítes quando passa vergonha e acabou de falar que tem o direito de mentir como jornalista? Esse é o melhor que tem na globo news? Pior que deve ser rs.

thiago

eu tambem quero participar dessa discussao:
eu nao acho que o em pauta seja tudo isso, mas existe uma ou duas pessoas que se destacam. o guga e um cara inteligente, estudioso e interessado em assuntos gerais mais nenhum jornalista no mundo se compara ao Jorge, pontual, intuitive, inteligente, perceptive, introspective, refinado e etc…………

Humberto Monte Castelo Branco

Eu moro a 30 anos nos USA e Jorge Pontual não sabe nada sobre Donald Trump toda crítica que faz a Donald Trump is fake news (notícias mentirosas)
Um reporter deplorável infelizmente tenho que assistir a Globo internacional aqui na Califórnia e assistir tanta mentiras

Domingos Sávio de Oliveira

Jorge Pontual é craque, inteligência ímpar, erudito e engraçado, o melhor da turma. Acho o Guga bem informado, assim como Camarote, Bete bonitinha, mas sem tempero, Castanhede inteligente, mas peixe fora do aquário, Aguiar é ótimo apresentador. Em geral o pessoal é acima da média. Gostaria de ver Camarote dizendo a verdade sobre a reforma da previdência, ele sabe que não está nos benefícios da iniciativa privada o “x’ da questão, mas falta coragem ou é ordem superior.
De qualquer forma, é muito bom o Em Pauta.

Paulo H Siqueira

Jorge pontual, tenho um sobrinho com problema gravíssimo de depressao. Como você disse no programa em pauta sobre o seu tratamento com bom resultado gostaria, se possível, de ter mais informações e o contato com o médico. Muito obrigado. Paulo. F 62-999753139 E-mail [email protected]