Jojo Todynho: saiba o que quer a cantora e apresentadora. E não a subestime
22 março 2023 às 15h59
COMPARTILHAR
Candice Marques de Lima
Especial para o Jornal Opção
Que Jojo Todynho não fique brava comigo, mas eu só a descobri a menos de um ano. Já tinha visto a expressão “Que tiro foi esse” nas redes sociais, mas descobri apenas agora — quando pesquisei na Wikipedia quem é a cantora, empresária e apresentadora de nome Jordana Gleise de Jesus Menezes — que se trata de uma música sua.
Desde o primeiro vídeo em que a vi, a admirei e me tornei sua seguidora. Naquele vídeo Jojo Todynho conversava com outras mulheres para um podcast e uma delas, ao comentar sobre seu marido, na época ela era casada, disse-lhe que uma outra mulher que o admirava era mais bonita do que ela. Nesse momento, a cantora lhe deu uma “sova” com palavras e lhe disse que era bonita sim.
Jojo Todynho não segue o padrão de beleza, é uma mulher com obesidade, mas nem por isso se esconde. Atualmente, tem postado vídeos mostrando que está tentando emagrecer e se exercitando em uma academia. Longe de se esconder ou se lamentar por ser minoria — mulher, preta, com obesidade, da periferia, embora seja rica graças ao seu trabalho —, Jojo Todynho mostra que o que poderia ser a sua fraqueza é a sua força. E ela usa isso tanto para si mesma quanto para dar voz a outras mulheres.
No último vídeo postado em seu Instagram em 21 de março, Jojo Todynho está na academia, com a barriga de fora e diz que logo seu abdômen vai trincar. E dá um recado àqueles que não a quiseram, que agora não adianta dizerem “sempre te olhei”. Ela diz que “vai ficar um nojo”, pois é universitária, fitness, e será advogada e futura delegada. Sim, Jojo Todynho está estudando Direito, pois, segundo ela mesma disse em outro vídeo, “conhecimento não ocupa espaço”.
À clássica pergunta de Freud “o que quer uma mulher”, Jojo Todynho está a responder: “Eu sei o que quero”. Cada mulher tem essa pergunta diante de si. Não é preciso que queiramos o mesmo que ela, mas Jojo Todynho nos diz que podemos querer. Que cada uma de nós pode encontrar o seu caminho. Jojo Todynho me representa.
Candice Marques de Lima é professora universitária