Euler de França Belém
Euler de França Belém

Imprensa diz que Sergio Moro vai ser candidato a presidente para prestigiá-lo ou execrá-lo?

A eleição será daqui a quatro anos. O magistrado não disse que não tem intenção de disputar. Bolsonaro pode ser candidato à reeleição

Sergio Moro realmente quer ser candidato a presidente da República? | Foto: reprodução

Parte da imprensa equivoca-se quando sustenta que Sergio Fernando Moro — futuro ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro — vai disputar a Presidência da República em 2022. Por três motivos.

Primeiro, o governo de Bolsonaro nem começou, e ele ficará quatro anos no poder. Portanto, como falar em candidatura de Sergio Moro? Uma das funções da imprensa é especular, pode-se argumentar. Mas “fato” não é o mesmo que “especulação”. Portanto, o eleitor deveria ser alertado.

Segundo, não se sabe se Sergio Moro quer realmente ser candidato a presidente. O mais provável é, depois de quatro anos de governo — se ficar os quatro anos —, passe um período sabático estudando (ou dando aulas) nos Estados Unidos.

Terceiro, Bolsonaro deve ser candidato à reeleição, dado seu imenso capital eleitoral. Ressalve-se que, nos bastidores, comenta-se que o presidente eleito vai postular um mandato de cinco anos — em troca do fim da reeleição.

A imprensa está ecoando, direta ou indiretamente, a crítica de esquerda a Sergio Moro? Há uma tentativa de execrá-lo, porque condenou o ex-presidente Lula da Silva a prisão? É provável.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.