Euler de França Belém
Euler de França Belém

Ian Kershaw lança livro que investiga as duas guerras mundiais

O historiador britânico pretende lançar um segundo volume para examinar a ruína do socialismo e o fim da guerra fria

de-volta-ao-infernoO britânico Ian Kershaw é um dos mais notáveis historiadores. Sua biografia de Hitler (a versão publicada no Brasil é a condensada) permanece insuperável. Mostra-o como estadista, capaz de acertos e erros, não como um indivíduo puramente ensandecido. Seu mais recente livro, “De Volta do Inferno — Europa, 1914-1949” (Companhia das Letras, tradução de Donaldson M. Garschagen, 574 páginas), resulta de uma pesquisa de fôlego, tanto em fontes primários (menos) quanto em livros.

Kershaw assinala que, para assuntos tão diversificados e para um período tão longo, é preciso se socorrer da vasta bibliografia. “Qualquer originalidade minha acha-se apenas na estrutura e na interpretação — na forma como fiz o relato dos acontecimentos e na natureza subjacente da argumentação.”

Como pretende apresentar uma interpretação do século 20, Ian Kershaw vai publicar um segundo volume. “É muito tentador pensar no século 20 da Europa como um século de dois tempos completamente diferentes, talvez com uma prorrogação a partir de 1990.” No próximo volume, o pesquisador vai examinar de 1949 até a ruína do socialismo, a partir de 1989, quando acabou finalmente a guerra fria.

Deixe um comentário