Condenado pela Justiça dos Estados Unidos, o ex-presidente Donald Trump, do partido Republicano, começou a cumprir sua pena numa penitenciária.

Certo? Não é bem assim.

Integrante do coletivo de jornalismo independente Bellingcat, Eliot Higgins decidiu usar a inteligência artificial Midjourney para fabricar uma fotografia de Donald Trump na cadeia.

Cauteloso, Eliot Higgins cercou a imagem de uma ampla discussão sobre mídia, fake news e inteligência artificial. O que ele queria mostrar é quão nefasta, se mal utilizada, pode ser a inteligência artificial — ao fabricar uma realidade paralela que, de tão crível, tende a ser vista como a verdadeira realidade.

Eliot Higgins, criador do site Bellingcat | Foto: Divulgação

Como apontaram Paulo Markun e Pedro Markun, no UOL, a imagem viralizou, mas sem o contexto exposto por Eliot Higgins. Para muitos, o ex-presidente da direita americana está ou esteve preso.

Donald Trump pode ser preso? Até pode. Mas ele está soltíssimo da silva.

Paulo Markun e Pedro Markun dizem, com acerto, que “será preciso que nós, seres humanos, coletivamente revisemos o nosso pacto com a verdade. (…) Ver uma foto e, muito em breve, ver um vídeo não serão mais instrumentos garantidores da verdade. (…) Já estamos atrasados na briga pela reinstituição da verdade”.

Eliot Higgins e a pista do detalhe

Ao criar a foto, Eliot Higgins deixou um detalhe para o leitor duvidar de sua autenticidade. Ninguém fica preso numa cela usando terno.