Euler de França Belém
Euler de França Belém

“Homossexualidade” de Reynaldo Gianecchini revela preconceitos da sociedade “civilizada”

Por que querem tanto que o ator da TV Globo saia do armário? Para execrá-lo, para reforçar preconceitos?

Reprodução

A sexualidade alheia é o espelho da nossa? Nem sempre, mas às vezes. O fato é que a sexualidade do outro chama a nossa atenção e, aqui e ali, nos incomoda. Parece ser o caso do ator Reynaldo Gianecchini, estrela de novelas da TV Globo e ex-modelo.

Recentemente, sites e redes sociais esbaldaram-se, até de maneira histérica, com fotografias nas quais Reynaldo Gianecchini aparece beijando outro homem, em Ibiza. Especularam: é um beijo, é um selinho (não se fala em amor, prazer, carinho). Coisa perfunctória do gênero. Fica-se com a impressão de que, com a divulgação das imagens, o objetivo é duplo.

Primeiro, parece que há uma pressão para que Reynaldo Gianecchini saia do armário e assuma a sua suposta homossexualidade. Por que se quer tanto que o ator “assuma”? Por que, se for o caso, não pode manter a dubiedade, até porque se trata de um galã que faz pares românticos com mulheres? Porque queremos apontar o dedo e dizer: “Ele é!” É provável que a pressão, consciente ou inconsciente, seja uma maneira de, indiretamente, execrá-lo. O diferente choca (mas também atrai) aqueles que se consideram “muito iguais”, “normativos”, os “certos”.

Uma coisa é certa, mas não para todos nós: a pessoa tem o direito de ser o que é, inclusive de, sendo homossexual, esconder sua vida privada da invasão coletiva. Há uma pressão sobre os homossexuais e nenhuma, ou quase nenhuma, sobre os heterossexuais — que são vistos como “normais” (haveria uma normalidade paranoica?). O heterossexual modelar, o “comedor”, é visto, e em geral é aceito como tal, como “admirável”. Afinal, é “normal”, mesmo se se é grosseiro, mal educado.

Segundo, a insistência sobre a vida pessoal de Reynaldo Gianecchini — que beijou outro homem (ou cumprimentou, disse sua assessoria, um amigo) —, com sua suposta homossexualidade, faz parte do velho, persistente e, às vezes, sutil preconceito contra os homossexuais.

O fato de ser bonito, bem-sucedido e famoso certamente também provoca comichões nos cérebros dos super “normais”. Homens heterossexuais costumam dizer sobre homens bonitos: “É bonito, mas é gay”. Pois é: como se gay fosse defeito e problema.

14 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
17 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

EMANUEL! TENTANDO SER UM SERVO DE DEUS VIVO ❤️

BOM DIA PARA TODOS QUE VIVEM NO MUNDO ARTÍSTICO DO CINEMA E DA TELEVISÃO.NAO SE DEIXEM SER LEVADOS PELO ENGANO DOS ANTICRISTO,MAS BUSQUEI SEMPRE A DEUS.QUE É O PAI DE TODAS AS COISAS, PORÉM: RÁPIDO EM AMAR E ÁGIL EM IRARCE CONTRA TODOS OS QUE PRATICA A INIQÜIDADE.DEUS, JESUS ❤️ E ESPÍRITO SANTO ? É AMOR,PAZ, HUMILDADE, COMO TAMBÉM O NOSSO PASTOR E SALVADOR!POS SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADALO.FIQUEM NA CRUZ DE JESUS ? AMÉM

Adriano

Kkkkkkkkkklkkk

EMANUEL! TENTANDO SER UM SERVO DE DEUS VIVO ❤️

BOM DIA PARA TODOS QUE VIVEM NO MUNDO ARTÍSTICO DO CINEMA E DA TELEVISÃO.NAO SE DEIXEM SER LEVADOS PELO ENGANO DOS ANTICRISTO,MAS BUSQUEI SEMPRE A DEUS.QUE É O PAI DE TODAS AS COISAS, PORÉM: RÁPIDO EM AMAR E ÁGIL EM IRARCE CONTRA TODOS OS QUE PRATICA A INIQÜIDADE.DEUS, JESUS ❤️ E ESPÍRITO SANTO ? É AMOR,PAZ, HUMILDADE, COMO TAMBÉM O NOSSO PASTOR E SALVADOR!POiS SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADALO.FIQUEM NA CRUZ DE JESUS ? AMÉM.LEIA…..Gn.01.V.24-31.02.V.1-24.JESUS NÃO CRIOU O HOMEM PARA O HOMEM E A MULHER PARA A MULHER!ELE CRIOU O HOMEM E A MULHER E DISSE; CRECEIVOS E MULTIPLICAIVOS E… Leia mais

Maria José

Verdade! Na natureza vc não vê boi com boi, Leão com Leão e etc etc……

Lui

Na verdade se vc pesquisar direitinho vai saber que existe casos de homossexualidade no reino animal sim. Inclusive já até teve um caso que viralizou de dois leões copulando.

Felisberto Jácomo Filho

Euler , não é atoa que o admiro e respeito tanto. Mais uma vez, corretissimo o que você escreveu. Forma e fundo excelentes. Nada a acrescentar ou tirar. Falou por mim.

xico

Ele não escreveu nada. Digitou um testo da Bíblia. Nada saiu do seu cérebro.

Juçara

Na época em q ele(estava namorando) a Marília Gabriela, surgiu um comentário de q na realidade ele estava mesmo era com o filho dela, q também é gay. Depois do fim do relacionamento alguém ficou sabendo de alguma namorada dele? Então porque a palhaçada de fingir uma coisa q não é? Porque não assumiu na época? Ninguém tem nada com a vida de ninguém!

sisi

Provavelmente porque ninguém tem nada a ver com a vida particular dele, portanto, ele não é obrigado a assumir nada se não quiser. Assim como não é obrigado a aparecer com namoradas em público para satisfazer a curiosidade alheia.

Lúcia Rio branco

A vida íntima das pessoas não interessa a ninguém ,eu não sei o que essa cambada quer com isso;que saco!!!

PEDRO FLORIS MARIA

Se vc deixa seu filho a merce do desejo masculino pelo sexo e se ele for o mais fragilizado, o menor,naturalmente ser’a objeto de experiencias sexuais do grupo e incorrera’ certamente na repeticao …

PEDRO FLORIS MARIA

Sexo e’ vicio ou impulso ou necessidade? Vc que sente algo a respeito deve saber.O cigarro, a bebida , a gula sao vicios adquiridos e desenvolvidos.Vc nao nasce com eles.Ja o sexo e’ nativo pois nasce com a pessoa e se desenvolve naturalmente com baixo nivel de orientaçao e pouca atençao o que deixa a crianca ir por caminhos desconhecidos a descobertos. No caso. Sempre com a ajuda de terceiros.Olhem bem senhores de almas acomodadas pois o livre arbitrio e’ uma pe’ssima escolha quando se trata de crianças .sexo e prazer de adultos e voces sabem disso. Deus nao escolhe.… Leia mais

Calasan de Barros

Viva e deixe viver!
No fundo, o que todos queremos é ser feliz

Donizete Santos

Pô, até quando vão dar pitaco na vida pessoal e íntima das pessoas? Deixem o cara, no caso o Gianecchini, ser feliz do jeito que quiser. Quem se preocupa tanto com isso só pode ser recalcado e infeliz por não se assumir e cuidar de ser feliz, do jeito que gostaria e não tem coragem.

Oracy

Um viado a mais ou a menos na face da terra isso já não é novidade. Agora o quê me incomoda é um bando de hipócritas mentirosos que acham que isso é normal queria ver se um filho ou uma filha de vocês seguissem esse mesmo caminho se achariam normal

Mara

Se cada um cuidasse do seu! O mundo já seria um pouco melhor! Excelente texto. O que à vida pessoal desse ator interessa ao mundo? O que isso pode agregar na vida das pessoas? Povo ignorante! Talvez seja por isso que ele se reserva o direito de ficar na dele! Como o próprio teste diz o que é normal para essa sociedade de pessoas medíocres e rasas.

Luciano Almeida

Esse artigo de Euler Belém disse tudo o que eu penso sobre mais essa “polêmica”, filha do preconceito e da ignorância. Vida pessoal só interessa ao dono, a mais ninguém. Quer cuidar da vida alheia? Vá criar um gato – e terá sete vidas pra cuidar, além da sua.

Oracy

Sem noção aqui a discussão e sobre a boiolajem não tem nada a em criar gato kkkkkk sem falar que homem que cria gato é meio suspeito se é o seu caso eu agradeço porque sobra mais mulheres para que gosta né

Gustavo

A ruela é dele faz o que quiser. Sujo mesmo é um homem deixar sua namorada ou esposa e enfiar seupenis no buraco cheio de fezes, é muito nojento, isso sim é um homem muito porco e nojento, deixar sua esposa ou namorada segnifica que precisa de um bom psicologo. Esta é a questão de homem sujo e nojento

artur

gente ele gosta de dar o cuzinho é normal sabia