Homofobia leva à demissão de jornalista da ESPN no Brasil
24 setembro 2022 às 00h13
COMPARTILHAR
Testemunhas confirmaram ao setor de compliance da ESPN a denúncia da vítima de homofobia. Por isso, a empresa decidiu pela demissão inapelável do jornalista.
Fábio Sormani trabalhava como comentarista do programa “F90” e tinha um blog no site da ESPN. Era visto como um profissional competente pelo público e pelos colegas.
Jornalista experimentado, com mais de 40 anos no mercado, Sormani trabalhou nos jornais “Folha de S. Paulo” e “Folha da Tarde” e na revista “Placar”.
A demissão foi justa? Se o jornalista descumpriu as regras da empresa, que condenam a homofobia, o afastamento tem razão de ser. Mas não se sabe exatamente o que Fábio Sorman disse — os sites mencionaram “homofobia”, mas não acrescentaram informações. Ressalve-se que a ofensa pode ser agravada, não por nossa interpretação — que é externa —, sim pelo “sofrimento” da vítima. As agressões verbais eram constantes? Seria interessante saber.
Sormani não apresentou sua versão. A ESPN divulgou uma nota não-esclarecedora: “O jornalista Fábio Sormani deixa de fazer parte do time de comentaristas dos canais de esporte da Disney. Agradecemos por todo seu empenho e desejamos sucesso à sua nova etapa profissional”.