Euler de França Belém
Euler de França Belém

Historiador e doutor pela FGV discutem liberalismo e conservadorismo na UFG

Alexandre Borges e Murilo Resende, contra a hegemonia do pensamento “religioso” da esquerda, vão apresentar ideias liberais e conservadoras. Curso gratuito

Murilo Resende Ferreira

No Brasil, durante determinado período, pensava-se que havia um pensamento único — o da esquerda. O esquerdismo ocupava todos os espaços — inclusive físicos — e agia (e ainda age) para impedir o debate das ideias e projetos de outras correntes políticas e intelectuais. Mas o país mudou ou está mudando e a hegemonia da esquerda começa a ser questionada por pensadores liberais (com uma formação por vezes muito mais rica e aberta). Por isso nada mais interessante do que o curso Liberalismo e Conservadorismo, que será ministrado pelos professores Alexandre Fernandes Borges e Murilo Resende Ferreira (foto acima) na sexta-feira, 6.

Breve história do pensamento liberal” é o tema de Alexandre Borges, historiador e diretor do Arquivo Histórico de Goiás. “A sabedoria do Conservadorismo: de Edmund Burke a Bertrand de Jouvenel” é o tema de Murilo Resende, doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas-Rio de Janeiro.

Cláudia Helena, mestre em Direito, afirma que são dois intelectuais “altamente qualificados”. Ao contrário de vários esquerdistas, que são mais pregadores-missionários do que intelectuais, Alexandre Borges e Murilo Resende são estudiosos sérios (e posicionados) do assunto.

Serviço

Liberalismo

Local — O curso será dado (literalmente, é gratuito) no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, na Praça Universitária, em Goiânia.

Horário — 19 horas (“Breve história do pensamento liberal”), 20 horas (“A sabedoria do conservadorismo: de Edmund Burke a Bertrand de Jouvenel”), 21 horas (sessão de perguntas respostas).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.