Guilherme Amado deixa o Metrópoles e vai escrever biografia de Gal Costa
17 novembro 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Depois de meia década, um dos melhores colunistas (porque não perdeu a capacidade de ser repórter) do portal Metrópoles, Guilherme Amado, pediu demissão.
“Caramba, passou rápido! Fizemos barulho nesse tempo. Levei a coluna para lá acreditando no sucesso do modelo digital. Era maio de 2021, e o que pedi foi plena liberdade para que minha equipe e eu seguíssemos o trabalho de fiscalização do governo Bolsonaro e dos poderosos em geral, sem descuidar de informações exclusivas sobre negócios, cultura, esporte e a sociedade em geral. Deu certo. Foi bonita a festa, pá”, escreveu Guilherme Amado.
Duas biografias da cantora Gal Costa
Guilherme Amado está pesquisando para escrever a biografia da cantora Gal Costa, uma das mais afinadas da história da música brasileira e talvez a maior intérprete, ao lado de Maria Bethania, das composições de Caetano Veloso.
O livro de Guilherme Amado será publicado pela Editora Companhia das Letras, uma das mais qualificadas do país, em 2027. O jornalista permanece no ICL Notícias.
O país terá duas biografias de Gal Costa. O jornalista Thallys Braga, da revista “Piauí”, vai publicar a que está escrevendo, em 2025, pela Editora Zahar.
Ter duas biografias é muito bom. Gal Costa, uma cantora de primeira linha — espécie de Ella Fitzgerald dos trópicos —, merece não duas, e sim dez livros sobre sua vida criativa.
Curiosamente, as duas biografias sairão por editoras do mesmo grupo, o Random House.