Euler de França Belém
Euler de França Belém

Grande livro sobre Tim Maia foi publicado pelo paraguaio Fábio

Francisco Kleber Paes Landim

Inegavelmente, “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tio Maia”, livro do Nelsinho Motta, é uma delícia, repleto de histórias fabulosas desse irrequieto, talentosíssimo e visceral personagem da música popular brasileira. Mas quero registrar que a grande obra sobre o músico, cantor e compositor na verdade foi escrita anteriormente pelo seu grande amigo e cantor Fábio, o “paraguaio”: “Até Parece que Foi Sonho – Meus Trinta Anos de Amizade e Trabalho com Tim Maia”. Vale a pena a leitura. (Confira Tim e Fábio na televisão: https://www.youtube.com/watch?v=HBatSgAcE4I)

O Nelsinho Motta abeberou-se de várias das suculentas histórias do Tim do livro do Fábio. No recente e maravilhoso longa “Tim Maia”, Fábio é personificado na tela pelo ator Cauã Raymond, narrador e figura central da história do gordoidão. Fábio conheceu Tim na antiga boate Cave, em 1966, ambos na casa dos 20 anos. O paraguaio acolheu Tim de mala e cuia em seu apartamento no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro. Foi lá, com o violão emprestado em punho, que Tim compôs e mostrou ao amigo a música “Azul da Cor do Mar” (https://www.youtube.com/watch?v=Htv6bEsEdHk). Depois disso, viraram parceiros inseparáveis, de farras, loucuras e muitas composições.

Há uma história do Fábio sobre Tim que é sensacional. Depois de uma festa, em que os mesmos cantaram juntos, foram comemorar no Chico’s Bar, no bairro da Lagoa. Fábio foi acompanhado de sua namorada na época e ela tinha uma amiga chamada Laís, uma menina da “high society” do Rio, que foi junto. E Tim se encantou com Laís. Ela ficou excitada, começou a dar uma bolinha para ele. E, nisso, Tim bebendo uma garrafa de uísque, cada vez mais “alto”. Lá pelas tantas, Fábio foi embora com a namorada, e Tim resolveu ficar lá com a Laís. Daí, às 6h da manhã, o dono do Chico’s Bar, o espanhol, liga pro Fábio: “Vem aqui buscar seu amigo, pô!”. “Mas o que aconteceu?”, perguntou Fábio. “Ele está aqui dormindo com a namorada debaixo da mesa! Pelo amor de Deus, não estamos conseguindo fechar.”

Tim Maia realmente merece todos os registros.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.