Euler de França Belém
Euler de França Belém

Goiano Vinicius Sassine ganha o Prêmio Esso de Reportagem

José Casado, Danielle Nogueira, Eduardo Bresciani e Vinicius Sassine ganharam o Esso com a reportagem “Farra de aditivos na Refinaria Abreu e Lima”. Leonencio Nossa ganhou o Esso de Jornalismo

[Vinicius Sassine]

Leonencio Nossa ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo de 2014. A reportagem “Sangue Político”, que levou ano e cinco meses para ser apurada e demandou investigação jornalística em 35 municípios brasileiros, foi considerada a mais importante do ano. O premiado repórter revela que 1.133 pessoas foram mortas por motivação política no País da promulgação da Anistia, em 1979, até quando o texto foi publicado pelo jornal paulista.

Os repórteres Danielle Nogueira, Eduardo Bresciani, José Casado e Vinicius Sassine (goiano; trabalhou no “Diário da Manhã”, em “O Popular” e no “Correio Braziliense”), de “O Globo”, levaram o Prêmio Esso de Reportagem com o texto “Farra de aditivos na Refinaria Abreu e Lima”. O poder público “perdeu” 3 bilhões de reais. Sassine disse ao jornal no qual trabalha: “A série de reportagens trouxe revelações importantes sobre o esquema de desvios das Petrobras, tendo como pano de fundo as obras de Abreu e Lima. A ideia era trazer informações além das oficiais do escândalo que veio à público com a operação Lava Jato”.

O Prêmio Esso de Fotografia foi concedido ao repórter-fotográfico Domingos Peixoto. Ele fez a foto no momento em que o cinegrafia Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, foi atingido por um foguete. O profissional morreu e a fotografia serviu inclusive para identificar os responsáveis por disparar o foguete.

A lista completa dos vencedores do Prêmio Esso:

PRÊMIO ESSO DE REPORTAGEM — José Casado, Danielle Nogueira, Vinicius Sassine e Eduardo Bresciani, com o trabalho “Farra de aditivos na Refinaria Abreu e Lima”, publicado em “O Globo”.

PRÊMIO ESSO DE FOTOGRAFIA — Domingos Peixoto, com a sequência de fotos intitulada Crime à liberdade de imprensa, publicada no jornal “O Globo”.

PRÊMIO ESSO DE JORNALISMO 2014 — Leonencio Nossa, com o trabalho “Sangue Político”, publicado no “O Estado de S. Paulo”.

PRÊMIO ESSO DE TELEJORNALISMO 2014 — Fábio Pannunzio, Victor Sá, Anísio Barros, Denis Romani, Alziro Oliveira, Fernanda Chamlian, André Pereira, Fábio Nikolaus, Raphael Cadamuro e Diego Costa, com o trabalho “O avanço da maconha”, veiculado na Rede Bandeirantes.

PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO ECONÔMICA — Vicente Nunes, Antonio Temóteo, Celia Perrone, Deco Bancillon, Diego Amorim, Luiz Ribeiro, Nívea Ribeiro, Rodolfo Costa, Rosana Hessel, Paulo Silva Pinto, Simone Kafruni e Vera Batista, com o trabalho “20 anos do Real”, publicado no “Correio Braziliense”.

PRÊMIO ESSO DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA OU AMBIENTAL — Cristiane Segatto, com o trabalho “O lado oculto das contas de hospital”, publicado na revista “Época”.

PRÊMIO ESSO DE EDUCAÇÃO — Daniel Barros, com o trabalho “A diferença começa na escola”, publicado na revista Exame”.

PRÊMIO ESSO ESPECIAL DE PRIMEIRA PÁGINA — Humberto Tziolas, Joana Ribeiro, Giselle Sant’Anna, Eduardo Pierre, André Hippertt e Sidinei Nunes, com o trabalho “Não vai ter capa”, publicado no jornal “Meia hora”.

PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA/CATEGORIA JORNAL — Gil Dicelli, Luciana Pimenta, Guabiras e Pedro Turano, com o trabalho Sertão a ferro e fogo, publicado no jornal “O Povo” (Fortaleza).

PRÊMIO ESSO DE CRIAÇÃO GRÁFICA/CATEGORIA REVISTA — Rafaela Ranzani, Fernando Luna, Alex Cassalho, Bruna Sanches e Ian Herman, com o trabalho “De olhos fechados”, publicado na “Trip”.

PRÊMIO ESSO REGIONAL NORTE/NORDESTE — Júlia Schiaffarino, com o trabalho “Vidas Partidas”, publicado no “Diário de Pernambuco” (Recife).

PRÊMIO ESSO REGIONAL CENTRO-OESTE — Mateus Parreiras e Luiz Ribeiro, com o trabalho “A nova fronteira da sede”, publicado no “O Estado de Minas”.

PRÊMIO ESSO REGIONAL SUL — Letícia Duarte e Félix Zucco, com o trabalho “Lições da Turma 11F”, publicado no “Zero Hora”.

PRÊMIO ESSO REGIONAL SUDESTE — Guilherme Amado, com o trabalho “Os embaixadores do Narcosul”, publicado no jornal “Extra”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.