Euler de França Belém
Euler de França Belém

Globo contesta texto do Jornal Opção, fala de Patrícia Poeta e diz que programas regionais continuam

A Globo Comunicação, da TV Globo, enviou um texto na terça-feira, 14, contestando a nota “TV Globo tira do ar 43 programas regionais e vai usar Patrícia Poeta pra melhorar audiência no sábado”, publicada na coluna Imprensa, do Jornal Opção. A informação contraditada foi obtida com fonte da TV Anhanguera e com o publicitário Hamilton Carneiro, apresentador do programa “Frutos da Terra”.

“A partir do fim de semana de aniversário da Globo, a programação trará novidades aos sábados. Após o ‘Jornal Hoje’, será criada uma faixa de humor, a Sessão Comédia, cuja exibição ficará a critério das emissoras da rede, com conteúdo de acervo. Após a ‘Sessão Comédia’ virá o ‘Estrelas’ e, na sequência, o ‘Caldeirão do Huck’. A sessão de cinema ‘Cine Fã Clube’ será descontinuada”, afirma a Globo Comunicação.

Ao contrário do que publicou o Jornal Opção, a programação regional — apesar da extinção do programa “Frutos da Terra”, confirmada pela TV Anhanguera e pelo seu apresentador Hamilton Nogueira —, a programação regional não será descontinuada. “No começo das manhãs de sábado também haverá uma faixa de uma hora para conteúdo regional.”

A Globo Comunicação sublinha que “o ‘Como Será?’ passará a ser exibido de 7h às 9h. As praças terão a possibilidade de, nessa faixa, entrar com conteúdo regional de meia hora ou de uma hora. Nesses casos, o ‘Como Será?’ poderá ir ao ar de 6h às 8h, como é hoje, com um programa local de 1 hora, das 8 às 9h. Ou o ‘Como Será?’ irá ao ar de 6h30 às 8h30, com o programa local de meia hora entrando de 8h30 às 9h. Em seguida, será exibida a ‘TV Globinho’”.

“A Globo fez mexidas na grade para ampliar a programação regional”, afirma a Globo Comunicação. “As principais estão concentradas no fim de semana e vão garantir quase duas a mais por semana para conteúdo local, multiplicando as oportunidades de comunicação também para o mercado publicitário. A regionalização é uma prioridade estratégica da emissora. Estes ajustes que estamos fazendo agora, em parceira pelas áreas de Programação, Relacionamento com Afiliadas, Marketing, Jornalismo e as 117 emissoras afiliadas da Globo, complementam outras iniciativas recentes. Em dezembro, quando colocamos no ar o ‘Hora 1’, também ampliamos em meia hora a duração diária dos Bom Dia Regionais”.

Sobre o programa da jornalista Patrícia Poeta, ex-apresentadora do “Jornal Nacional”, a Comunicação da Globo esclarece: “A Patrícia está com projetos em discussão na emissora, que independem do programa de sábado”.

Programa Frutos da Terra sairá mesmo do ar

Para que o leitor possa entender a nota acima, a nota anterior — “TV Globo tira do ar 43 programas regionais e vai usar Patrícia Poeta pra melhorar audiência no sábado” — é publicada abaixo. Ela deve ser lida a partir das correções da Globo Comunicação. O programa “Frutos da Terra”, apresentado pelo publicitário Hamilton Carneiro, sairá mesmo do ar — no sábado, 18. O programa irá para outra emissora, pois o nome não é da TV Anhanguera, e sim de seu criador.

TV Globo tira do ar 43 programas regionais e vai usar Patrícia Poeta pra melhorar audiência no sábado

Última edição do programa Frutos da Terra será levada ao ar no sábado, 16

A cúpula da TV Globo decidiu retirar do ar, este ano, 43 programas regionais em vários Estados. A vítima em Goiás é o programa musical “Frutos da Terra”, apresentado pelo publicitário Hamilton Carneiro, aos sábados, na TV Anhanguera. A última edição do programa — que completaria 32 anos em junho — será exibida no sábado, 18. Será a edição 1402.

O objetivo da Globo é elevar sua audiência na manhã de sábado e, por isso, não colocará no ar nenhum programa regional. O espaço de 9h ao meio dia será reservado para o programa da jornalista Patrícia Poeta [foto acima], ex-apresentadora do “Jornal Nacional”.

A TV Anhanguera deve ganhar cerca de 30 minutos noutro horário.

Frutos da Terra noutra emissora

O programa de Hamilton Carneiro [foto acima], reformulado e fortalecido, será apresentado noutra emissora goiana.

Ressalte-se que a audiência do programa, para o horário, das 8h às 8h36, era estável. Está sendo retirado do ar mais por decisão da Globo, que quer elevar a audiência em todo o país, do que por derrubar a audiência da Vênus Platinada.

O “problema” da baixa audiência em Goiás tem mais ver com a TV Anhanguera do que com o programa apresentado por Hamilton.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.