Euler de França Belém
Euler de França Belém

Gilberto Mendonça Teles, poeta e crítico literário, está internado numa UTI

O goiano de Bela Vista sofreu uma parada cardíaca e está com pneumonia. O bardo tem 88 anos

O poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI), num hospital do Rio de Janeiro. Ele está com pneumonia, teve uma parada cardíaca e está entubado. No momento, os médicos dizem que está “estabilizado”.

Gilberto Mendonça Teles, poeta e crítico literário | Foto: Reprodução

Gilberto Mendonça Teles, de 88 anos, é um poeta da estirpe de João Cabral de Melo Neto, mas, em termos líricos, aproxima-se de Carlos Drummond de Andrade, que, como crítico, examinou com extrema percuciência. Sobre ele, Drummond escreveu: “Repito aqui — repetição / é meu forte ou meu fraco?— tudo / que floresce em admiração / no itabirano peito rudo / (e em grata amizade também) / ao professor, melhor, ao poeta / que de Goiás ao Rio vem,/ palmilhando rota indireta, / mostrar — com um ou com dois eles / no nome — que ciência e poesia/em Gilberto Mendonça Teles /são acordes de uma harmonia”.

Por ser professor universitário e crítico literário, de rara agudeza, Gilberto Mendonça Teles às vezes não é levado em consideração como poeta. Mas é, sim, um grande e complexo poeta. Trata-se de uma poesia culta, elaborada e, por vezes, com certo grau de ironia. O bardo precisa ser mais bem estudado — o que ele fez e faz, com competência e profunda empatia, com a poesia alheia.

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thereza Salgado Lootens y Gil

Tive a honra de conhecer Gilberto Mendonça Teles em uma reunião em sua residência , onde a gentileza mostrou também sua qualidade como ser humano.

Angeli rose

Grande poeta! Que Deus dê-lhe mais saúde para que o cenário cultural-literário brasileiro continue sendo enriquecido por este pensador.