Gabriel Chalita pode ter pedido vaga na Academia Brasileira de Letras devido a acusação de assédio

Um cabo eleitoral de Eduardo Giannetti, o eleito para a ABL, espalhou entre os imortais que Chalita assediou sexual e moralmente um sobrinho

Gabriel Chalita: vítima dos excessos da campanha por uma vaga na ABL | Foto: Reprodução

O economista e filósofo mineiro Eduardo Giannetti, de 64 anos, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) na quinta-feira, 16, ao derrotar o escritor paulista Gabriel Chalita, de 52 anos. Giannetti era o favorito, mas uma acusação grave contra o ex-secretário da Educação de São Paulo pode ter sido decisiva para potencializar sua força.

Pedro Corrêa do Lago: campanha pesada | Foto: Reprodução

Cabo eleitoral de Giannetti, o editor Pedro Corrêa do Lago ligou para oito imortais, segundo a revista “Veja”, e acusou Chalita “de ter assediado sexual e moralmente um sobrinho seu, no início dos anos 2000”. A denúncia, ainda que não acompanhada de apresentação de provas, pode ter diminuído a votação de Chalita.

Carlos Nejar: poeta denunciou o jogo “sujo” | Foto: Reprodução

O imortal Carlos Nejar foi o único que decidiu se posicionar publicamente. “Eu fiquei indignado com essa maldade que o Pedro fez. É a primeira vez que eu vejo uma campanha tão suja como essa”, disse o poeta e crítico à revista.

Eduardo Giannetti: economista e filósofo | Foto: Reprodução

Outro imortal, que não quis se identificar, disse à revista: “É um equívoco espalhar este tipo de comentário para tirar votos de um adversário, até porque não há provas do que ele fala”.

O denunciado, Gabriel Chalita, optou por não se pronunciar, mas é provável que vai mover um processo judicial contra Pedro Corrêa do Lago. Tido como um lorde, em termos de elegância comportamental, Giannetti não teria nenhum envolvimento na campanha de Corrêa do Lago, mas, direta ou indiretamente, acabou sendo beneficiado pelo estilo “trator” do amigo.

3 respostas para “Gabriel Chalita pode ter pedido vaga na Academia Brasileira de Letras devido a acusação de assédio”

  1. Avatar Joao M. Santos disse:

    Me permitam uma observação. Se o Chalita foi o terceiro colocado, com só 20% dos votos, teria sido o assédio o motivo da derrota para o Giannetti que alcançou 50%? Ou o verdadeiro motivo seria a tal “campanha agressiva” do Chalita a que se referiu o Globo?

  2. Avatar Luzia Medeiros disse:

    Uma coisa bem importante: o rapaz foi demitido, para caracterizar o assédio sexual e moral? Se foi demitido pelo chefe assediador, o tal Chalita, que era o secretário de educação de São Paulo, mencionar o fato não é nem nunca será homofobia. Pelo contrário.

  3. Avatar Andrea Quadros de Almeida disse:

    Verdade sujo mesmo pois eu e ele ficamos juntos até junho tudo mentira de voces

    Gab e carinhoso educado parceiro tem defeito com todos e jamais faria isso com seus

    E um homem incrível que o conhece sabe e só e baste tímido e silencioso brincalhão amigo sincero muita sujeira

    A de tantos amigos que ele tem um só se levantou

    Sociedade de mortos vivos

    Não sei se vocês sabem hum a terra quebrou e o meteorito vai sim se chocar com a terra

    E não e absurdo não a nasa não está escondendo nada de ninguém podem verificar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.