Francisco Costa assume presidência do Sindicato dos Jornalistas

18 agosto 2025 às 13h00

COMPARTILHAR
O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (SindJor Goiás) realiza nesta segunda-feira, 18, a posse de sua nova diretoria, tendo o jornalista Francisco Costa como novo presidente da entidade. A cerimônia acontece no Auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia, às 20 horas. Entre as principais pautas da gestão estão a defesa contra a pejotização irregular, a ampliação do número de filiados e a oferta de planos de saúde.
“Uma de nossas pautas é evitar a pejotização e defender o trabalhador nesse sentido”, afirmou Costa ao Jornal Opção, que também defende reajustes salariais para a categoria. “Não somos contra o profissional PJ (pessoa jurídica), mas sim contra empresas que contratam como PJ para funções que deveriam ser exercidas sob regime CLT. É muito cômodo para a empresa, mas são dois regimes completamente diferentes.”
Além da defesa trabalhista, o SindJor Goiás também busca fortalecer sua representatividade por meio da ampliação da base de filiados e da oferta de espaços de aprimoramento profissional. A ideia é promover cursos, debates e atividades que envolvam jornalistas e estudantes, independentemente de serem sindicalizados.
“Já realizamos reuniões com operadoras de planos de saúde e discutimos outros benefícios que podem agregar valor ao sindicato. Este ano também teremos um congresso para debater mudanças no nosso estatuto, inclusive sobre regras de filiação e eleição”, explicou o próximo presidente.
Eleita para o próximo triênio 2025/2028, a Chapa Inovação e Direitos, que assume a nova gestão, é liderada pelo presidente Francisco Costa e o vice Márcio Venício Nunes. A Executiva conta ainda com Maria José Braga (secretária-geral), Cláudia Nunes Almeida (1ª secretária), Laurenice Noleto Alves (2ª secretária), além de Luiz Cláudio do Nascimento Cavalcante (1º tesoureiro) e Luiz Antônio Spada (2º tesoureiro).
Leia também: Sindicato dos Jornalistas se manifesta sobre intimidação do vereador Ronilson Reis a repórter do Jornal Opção