Euler de França Belém
Euler de França Belém

Felipe Neto, em vídeo no New York Times, diz que Bolsonaro é “o pior presidente do mundo”

“Se você está pensando no que pode fazer para ajudar o Brasil a lidar com o nosso lunático, não reeleja o seu. Vote para manter Trump fora da Casa Branca”

Felipe Netto: crítico incisivo do presidente Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução

Para dizer que um presidente é o pior do mundo, que conta com dezenas de países, é preciso ter em mãos uma pesquisa exaustiva. Porque senão o dito se tornará palavra ao vento. Mas o blogueiro Felipe Neto, num vídeo postado no “New York Times” — o mais influente jornal dos Estados Unidos —, frisa que o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, é o pior do mundo no modo como lida “com a pandemia do novo coronavírus”. De fato, o gestor patropi não tem agido de maneira competente e humanista quando se trata da pandemia que já matou quase 80 mil brasileiros. De início, tratou-a como uma “gripezinha”. Depois, numa falta de sensibilidade espantosa, disse: “Não sou coveiro, tá?”, “E daí? Lamento. Quer que que faça o quê?” e postulou que a morte é “destino de todo mundo”.

O “Times” postou o vídeo na quarta-feira, 15, informando que Felipe Neto critica tanto Bolsonaro quanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “O sr. Neto não costuma comentar sobre política normalmente. Ele geralmente prefere entreter seus 38 milhões de seguidores no YouTube com suas críticas bem-humoradas à cultura pop”, assinala o jornal americano.  “Mas, conforme a quantidade de mortos aumenta, ele se torna mais franco. E a mensagem dele não é voltada apenas para os brasileiros — também é para os americanos”, acrescenta. “Sou um youtuber brasileiro e crio vídeos engraçados, gerando opções de entretenimento para famílias ao redor do mundo. Mas, hoje, não estou aqui para fazer humor diante de uma plateia nova. E quando o palhaço precisa falar sério, você sabe que provavelmente o circo está pegando fogo.”

Jair Bolsonaro Donald Trump: criticados pelo blogueiro Felipe Neto| Foto: Reprodução

Pontificando sobre saúde, Felipe Neto postula que a defesa que Bolsonaro faz da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 é equivocada. Ele ecoa a maioria dos cientistas e médicos que lidam com a pandemia.

Felipe Neto sugere que a “amizade” com Donald Trump é fundamental para popularidade de Bolsonaro, o que talvez seja um equívoco. É provável que tal amizade não esteja no radar da maioria dos brasileiros.

O youtuber recomenda aos eleitores americanos: “Se você está pensando no que pode fazer para ajudar o Brasil a lidar com o nosso lunático, por favor, não reeleja o seu. Neste novembro, vote para manter Trump fora da Casa Branca”. O “Times” parece ter gostado da fala de “Felipe Neto”.

Do ponto de vista estritamente comercial, os democratas nunca foram grandes parceiros para o Brasil — dado o fato de serem considerados mais protecionistas do que os republicanos. A ressalta é que Trump, em termos de protecionismo (e isolacionismo), se parece mais com os democratas do que com a média dos republicanos, que são mais liberais, comercialmente falando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.