Exposição de Eliane de Castro apresenta fotos da fauna e da flora do Cerrado

As fotografias estarão expostas na Cidade de Goiás, a partir de sexta-feira, e podem ser vistas na internet

A exposição fotográfica As Estações do Cerrado — da fotógrafa goiana Eliane de Castro — começa na sexta-feira, 30, na Cidade de Goiás. O acervo será doado para o Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara.

Eliane de Castro registra a fauna e a flora do Cerrado de Goiás, há décadas, nas regiões da Chapada dos Veadeiros, Parque Estadual Serra Dourada, Serra de Jaraguá, Serra dos Pireneus e Parque Nacional das Emas. Suas fotografias são tão belas quanto quadros de pintores impressionistas. Claro, fotos são realistas. Mas a qualidade do trabalho, derivada de uma percepção aguda do mundo, faz a diferença. Não é só técnica — que todos podem aprender; é também arte.

Coloridas, as fotos foram impressas em telas de Canvas. Num trabalho que se pode chamar de apuração quase científica, as fotografias exibem cenas do crucial sistema biogeográfico — o Cerrado — que está sendo devastado, e em ritmo acelerado.

Em fevereiro, a exposição passou por Pirenópolis, durante a inauguração do Margherita Café, sob convite da chef Niris Quirino. Convidada pelo CCBEU-Goiânia, participou, na capital goiana, na comemoração do Dia Mundial da Terra, de uma live com os alunos.

A mostra inclui trilha sonora, que é “formada por cantigas do Cerrado de autoria do mestre Arnaldo, acompanhado pelo Grupo Batixó”. A exposição pode ser vista online, com acesso livre (www.elianedecastro.com/o-cerrado).

O projeto foi realizado pelo governo federal por intermédio do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura do governo federal, do governo de Goiás via Secretaria da Cultura. E obteve o apoio da Lei de emergência cultural Aldir Blanc, com apoio institucional do Instituto Altair Sales (Altair Sales, por sinal, é um dos mais importantes antropólogos do país e um dos maiores conhecedores do Cerrado).

Serviço

Exposição fotográfica permanente virtual: www.elianedecastro.com/o-cerrado.

Exposição fotográfica permanente presencial: a partir do dia 30/04/2021.

Local: Hospital São Pedro de Alcântara, na Cidade de Goiás

Fotógrafa: Eliane de Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.